DIA MUNDIAL DA DANÇA

 No dia 29 de Abril foi um dia para apreciar a dança em todo o seu esplendor.

O Dia Mundial da Dança, em 29 de abril de 2010, ganhou peso de + discussões e um diverso leque de atrações culturais para todos os amantes dessa arte de soprar voz ao Corpo. Em busca de novas fronteiras, que incorporem revigorados parâmetros a um corpo que dança e fale por seus gestos expressivos, é que se abriu a Cidade à comemoração desse Dia Mundial, com cuidados de dar mostra representativa ao que se pensa e produz sobre Dança.



O Dia Internacional da Dança vem sendo celebrado em 29 de abril pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da Unesco para todos os tipos de dança. A data foi introduzida em 1982 e comemora o nascimento de Jean Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno.


Jean-Georges Noverre (29 de abril de 1727 - 19 de outubro de 1810), bailarino e professor de balé francês.







Se destaca na historia da dança por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé da sua época. O nome dessa obra teórica sobre dança se chama “Letters sur la Danse”. A primeira versão foi editada em 1760 em Stuttgart e Lyon; depois a edição inglesa de 1783 e, quase meio século mais tarde, as de 1804 e 1807, de São Petersburgo e Paris. Em todas estas Noverre manteve-se fiel as quinze cartas da primeira edição. Nas novas edições agregou algumas sobre música e duas cartas a Voltaire, cujo tema principal era um ator chamado David Garrick junto com um ensaio sobre a dança na antiguidade, um texto sobre a arquitetura de uma sala de opéra e libretos onde discute a dança em ação.


Já citado anteriormente neste blog,precisamente em postagem de 04 de dezembro de 2007



(BERTHOLD, MARGOT. História mundial do teatro. São Paulo:PERSPECTIVA, 20008.)


Entre os objetivos do Dia da Dança estão aumentar a atenção para a importância da dança para o público em geral, assim como incentivar governos de todo o mundo a fornecerem um local próprio para dança em todos os sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.





 
 

 

Comentários

May Galdino disse…
Ui!Super interessante hem...

Postagens mais visitadas deste blog

Vitor e Guilherme Menezes

DICIONÁRIO DE BALLET