Bailarino Frederico Loureiro vence bronze em Helsínquia

O jovem bailarino Frederico Loureiro, de uma escola do Porto, arrecadou na quinta-feira à noite o 3.º lugar na categoria júnior no Concurso Internacional de Ballet de Helsínquia (Hensinki IBC).

(Notícias ao Minuto) Divulgação.


De acordo com os resultados da competição, divulgados na internet, entre 35 candidatos apurados para competirem na categoria júnior (dos 15 aos 19 anos), Frederico Loureiro, de 16 anos, recebeu, além da medalha de bronze, um prémio monetário de 1.500 euros.

Aluno na Escola Domus Dança (EDD), no Porto, Frederico Loureiro competiu neste concurso dominado maioritariamente por chineses ao lado de bailarinos de escolas e companhias como a Ópera de Paris, Bolshoi Ballet, San Francisco Ballet School, John Cranko Schülle, Finnish National Ballet, Korean National Ballet, China National Ballet, entre outras.
Segundo Alexandre Oliveira, professor da EDD, o Helsinki IBC acontece a cada quatro anos e é uma das competições mais prestigiadas internacionalmente.
"Recebe candidatos de todo o mundo", disse, acrescentando que, nesta edição, um total de 26 países estavam representados entre os selecionados.
Além de Frederico Oliveira, de Portugal foi ainda selecionada Inês Sousa, aluna da mesma escola.
Ao longo do seu percurso, o jovem bailarino já recebeu ofertas de instituições internacionais como Academia Bolshoi, de Moscovo, Escola Estatais de Dresden, Berlim, Viena, Mónaco, Zurique, Basileia, Ópera de Paris e Brussels Internacional Ballet School.
Foi homenageado pelo antigo presidente da República Cavaco Silva no 10 de junho de 2015 pela forma como elevou "o nome de Portugal ao mais alto nível internacional e pelo destaque conquistado no mundo da Dança".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vitor e Guilherme Menezes

DICIONÁRIO DE BALLET