DICIONÁRIO DE BALLET

Double

Écarté

Échappé

Échappé sur les pointes

Effacé, effacée

Élévation

Entrechat

Entrechat six

Épaulement

Exercises à la barre

Extension

Face, en
Face, en
[ahn fahss]
De frente (para o público); É uma das posições bastante habituais do balé clássico, principalmente devido às suas raízes históricas, em que os súditos jamais deveriam dar as costas ao soberano em uma atitude de subserviência ao rei.
Fish dive

Fondu, fondue

Fouetté

Fouetté en tourant

Fouetté rond de jambe en tournant

Francesa, escola

Gateway, the

Glissade

Grand, grande

Italiana, escola

Jambe

Jeté

Jeté battu

Jeté entrelacé

Jeté, grand

Jeté, grand in attitude

Jeté, petit

Labanotation

Leçon (Class)

Ligne

Manèges

Mazurka (mazurek)

Methods

Mime

Neuf

Notation

Ouvert, ouverte

Pas

Pas de bourrée

Pas de bourrée couru

Pas de chat

Pas de deux

Pas de deux, grand

Pas de quatre

Pas de trois

Pas de valse

Pas marché

Penché, penchée

Petit, petite

Pieds, cinq postions des (Five postions of

Piqué

Pirouette

Pirouette à la second, grande

Pirouette piquée

Plié

Pointes, sur les
Pointes, sur les
[sewr lay pwent]
Sobre as pontas. Trabalho de elevação em que o peso do corpo é sustentado pelos dedos ( tarsos ) dos pés sendo protegidos por uma sapatilha própria para tal fim. É uma das conquistas do romantismo no balé, simbolizando o distanciamento do solo e a impressão de "etéreo", busca do sobrenatural, fuga da realidade. Também usado no singular, "sur la pointe." Consta que a primeira bailarina a usar sapatos de ponta como recurso artístico no século XIX, elevando-se sobe os mesmos entre 1820 e 1830 foi Marie Taglioni. Antes desta data, as bailarinas Grosselin e Istomia são apontadas como as pioneiras no uso de pontas. Somente a partir de 1860 é que começaram a aparecer sapatilhas especialmente feitas para este fim, sendo que antes usava-se algodão para fazer o enchimento e proteção dos dedos dos pés pois não haviam sapatilhas especiais. Um dos primeiros balés dançados com pontas foi La Sylphide (1832). O trabalho de pontas, devido ao estigma do romântico, da sensação de levitação, do fragilização da mulher, do distanciamento do solo ( marcas do balé clássico), foi muito pouco explorado pelos coreógrafos na dança masculina, sendo que vale lembrar que os cossacos, na Ucrânia e Georgia, há séculos já dançavam nas pontas das botas em suas danças folclóricas. Alguns exemplos do uso das pontas são: o piqué, relevé ou sauté.
Pointe shoes

Poisson

Polonaise

Port de bras

Porté, portée
Porté, portée
[pawr-TAY]
Carregar.Referência também dada a um passo em que o movimento se estende no espaço produzindo a sensação de prolongamento e vôo no espaço sendo que a pessoa é sustenta por outra durante a execução do passo, como por exemplo um assemblé dessus porté; ou quando a pessoa é carregada onde a dançarina é sustentada pelo dançarino. Na dança contemporânea essa função que há muito era exclusiva dos homens também se aplica às mulheres que também podem carregar o parceiro ou parceira.
Premier, première

Promenade, tour de

Quatre

Quatrième

Relevé

Retiré

Rise

Rolling

Romântico, balé

Rond de jambe

Rond de jambe à terre

Rond de jambe en l'air

Royale

Russian School

Saut de basque

Sauté, sautée

Seconde, à la

Sept

Sickling

Sissonne

Sissonne fermée

Sissonne ouverte, grand

Six

Supporting leg

Temps lié sur les pointes

Terre, à
Terre, à
[a tehr]
No chão. Este termo indica: (1) este termo indica que a base de suporte dos pés está no chão; (2) que os passos realizados com extensão e distanciamento como por exemplo os tendus, deverão estar em contato com o chão. É a oposição à elevação do solo ou o distanciamento do chão.
Tour de force

Tour en l'air
Tournant, en
[ahn toor-NAHN]
Em torno. Indica que o corpo está executando um giro em torno de si mesmo em um determinado salto ou movimento de deslocamento no chão. Por exemplo, assemblé en tournant.


*Tour jeté See Jeté entrelacé

Tournant, en

Trois

Troisiéme

Turn-out

Tutu

Vaganova, Agrippina

Variation

Virtuoso

Working leg

Comentários

Juliana disse…
Por favor, me ajude a descoobrir o que é quatriéme, me mande alguma coisa por e-mail juliana_meirara@hotmail.com sua ajuda é muito importante para mim
Dolores Jardim disse…
Olá Juliana,obrigada por sua visita, já lhe enviei e mail,mas coloco aqui também a resposta à sua pergunta,espero que tenha ajudado.

Aí vai:

Quarta posição - Quatrieme

Manter a posição externa do pé e pôr o pé direito na frente do esquerdo deixando aproximadamente 12 polegadas in-between. Levantar o braço direito sobre a cabeça e curvá-lo semi em um círculo. Inverter os braços se o pé esquerdo for colocado na parte dianteira.
Anônimo disse…
Por favor, meu nome é Amanda, eu to querendo descobrir o que é Temps-lié,Battement Jeté, Degagé fondu, Demi-detourné, Souplesse, Cambré , Rond de janbe par terre...
Me manda o que poder pelo o meu e-mail mandacardim@hotmail, isso para mim vai ajudar bastante mesmo , Obrigada
Amanda
Dolores Jardim disse…
Olá Amanda!

Coloquei aqui mesmo os significados ,que vc. me solicitou, espero ter ajudado.
A vc. e a quem precisar.

Obrigada, pela visita,volte sempre!
Beijos.
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
anonimo disse…
Ola,meu nome e maria clara e eu gostaria muito de saber o que e devant,derriere,a la seconde,croise,efface e ecarte.

Tambem gostaria de saber o que e gargouillde e o processo de execuçao de uma pirueta en dehors de 4ª posiçao,na qual os pes iniciarao na 5ª posiçao

pode colocar a resposta aqui mesmo

obrigado
Anônimo disse…
Dolores,
Eu queria saber o que significa ao pé da letra en dehors e "en dedans"(não sei como se escreve, mas acho que deu para entender).
Muito obrigada!!!
Se puder responder para amandazfranco@hotmail.com ,
agradeço!
Renata disse…
Olá...
Me chamo Renata e estou concluindo o curso de ballet classico esse ano e um dos meus trabalhos eh pesquisar um dicionario de ballet atualizado... este dicionario eh atualizado???
E sobre a evoluçao do ballet na ultima decada... espero q vcs possam ajudar-me
Espero resposta por e-mail... renatapenteado@ymail.com
Obrigada REnata
Anônimo disse…
Olá, gostaria de avisar que falta muita coisa no seu dicionário, por exemplo, talonne, assemblé, en l'air, en avant, en arrière, etc. Gostaria que vocês esquisassem mais nomes, ai seu site seria completo para ajudar uma BAILARINA !!!

obrigada
Dolores Jardim disse…
Olá...anônimo..ou anônima..pode colocar aqui....agradeço muito sua colaboração!

Esteja à vontade,para postar o nome dos passos...a nomenclatura e como fazer..

Obrigada.
Beijinhos
Dolores
Anônimo disse…
Olá. Tudo bem? Sou novo aluno de ballet e estou com algumas dúvidas sobre alguns exercícios que eu preciso de fazer... vc poderia me dar uma força se possível?
Preciso saber quais são os exercicios feitos à terre? me lebro de Tendu...tem mais?
Anônimo disse…
ola, meu nome eh juliana e gostaria de saber em quantos anos uma bailarina se forma?
se puder meu email: juju9571@hotmail.com
Anônimo disse…
OLA MEU NOME E ANA LUIZA E EU GOSTARIA DE SABER O QUE É TANLEVE E POSE TANLEVE ME ENVIE SEU PUDER IMAGEM E ME RESPONDA SE É COMO SE FOSSE UM SAULTO EM POSIÇAO DE ARABESQUE BJIM OBRIGADA!!
MEU E MAIL E BANANINHAPATTY@HOTMAIL.COM
Dolores Jardim disse…
Olá,Ana Luiza!

Andei tentando encontrar uma resposta para sua pergunta,achei algumas respostas o que não significa que seja o que você está procurando.
Mesmo assim vou publicar aqui,para você ler.Espero ter ajudado.


TOUR - Volta. O mesmo que pirueta. Em geral as grandes piruetas são mais comumente chamadas tours. Exemplo, pirueta en attitude ou tour en attitude. Também as que são feitas em séries, como o tour piqué.



TOUR EN L'AIR - Volta no ar. Em geral, passo para o bailarino homem. Saindo de 5a posição (ou qualquer outra, em geral 2a ou 5a) no demi-plié, o bailarino dá um salto para cima com as pernas bem juntas ao mesmo tempo em que vira uma ou mais voltas no ar com o corpo.



TOURNANT, EN - Virando. Adicional aos passos que podem ser feitos com uma volta do corpo. Como, por exemplo, o assemblé soutenu, que pode ser simples (sem a volta) ou en tournant.
Unknown disse…
Bom, vc pode me ajudar?
Preciso descrever o que é Talloné com plié, mas infelizmente não acho em lugar nenhum.

Postagens mais visitadas deste blog

Vitor e Guilherme Menezes