Programação para Outubro -São Paulo



Programação para outubro

COMPAGNIA TARDITO RENDINA
Espetáculo: Circhio Lume.
A turnê brasileira da Compagnia Tardito Rendina é fruto da parceria entre Regione Piemonte, Associação Ponte entre Culturas de Minas Gerais, Istitutos Italianos di Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo e conta, ainda, com o apoio da Galeria Olido, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo; do Centro Coreográfico e da Secretaria Municipal de Cultura de Rio de Janeiro. A turnê integra o projeto Palco Itália – Festival Ponte entre Culturas, que tem o objetivo de promover o intercâmbio entre artistas, grupos e agentes culturais da Itália e do Brasil.
Circhio Lume é uma escrita por “círculo”, não narrativa, que utiliza linguagem em equilíbrio entre o trágico e o grotesco, ligeiramente forçada e clownesca.
| Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. Dia 6, 21h. Grátis.


DEL BRAVO HASTA LA PATAGÔNIA
Cia. Cumbre de Dança. Dir.: artística: Isaura Guzman. Coreografia e concepção: Alex Kiton e Isaura Guzman. Com Adriana Roda, André Rodriguez, Alex Kiton e outros. 60 min. Livre.
Os intérpretes apresentam balé folclórico, clássico e contemporâneo.
| Teatro Martins Penna. Zona Leste. De 2/10 a 1º/11. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. Dias 2, 3 e 4/10. Grátis. De 9/10 a 1º/11. R$ 20.


EI – ENCONTRO DE IMPROVISAÇÃO
Coletivo MR. Participação especial, dia 6: CandoCO Dance Company. Dir.: Luis Ferron. Com Luis Ferron, Suzana Bayona e Jaqueline Aparecida de Souza. 90 min. Livre.
Atividade criada a partir da experiência da Jam de Dança – Encontro de Música, Teatro e Dança do CCSP. Em outubro, o Coletivo MR apresenta seu trabalho.
| Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. De 6 a 27. 3ª, 12h. Grátis.


PALESTRA PROCESSO CRIATIVO: CANDOCO
Antecipando sua participação no EI – Encontro de improvisação, o grupo ministra uma palestra.
| Na Sala Adoniran Barbosa, dia 6, das 10h30 às 12h. Grátis.


LÚDICO
Cia. Druw. Concepção, coreografia e dir.: Miriam Druwe. Co-direção: Cristiane Paoli Quito. Intérpretes-criadores: Miriam Druwe, Adriana Guidotte, Tatiana Guimarães e outros. Atriz convidada: Luciana Paez. 60 min. Livre.
Espetáculo infantil inspirado nas obras do pintor russo Wassily Kandinsky, no qual cores e formas se agitam em busca de um lugar.
| Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho. Centro. Dia 20, 15h. Dia 21, 10h30 e 15h. Grátis.


3ª MOSTRA DO FOMENTO À DANÇA
Galeria Olido. Centro. Até dia 25. Grátis.

Cia. Vitrola Quântica
Espetáculo: She’s Lost Control. Contemplado pela 5a. edição. Dir.: Julia Abs e Daniel Augusto. Intérpretes-criadoras: Aline Bonamin, Júlia Abs e Melissa Bamonte. 60 min. Livre.
Inspirado na música homônima da banda inglesa pós-punk Joy Division, o espetáculo mostra três mulheres, fora de controle, em uma casa noturna que nunca fecha.
| Sala Paissandu. Dia 1º, 20h.

João Andreazzi e Cia. Corpos Nômades
Espetáculo: Hotel Lautréamont – Os bruscos buracos do silêncio. Contemplado pela 4ª e 6ª edições. Concepção, coreografia e dir.: João Andreazzi. Com Bruna Dias, João Andreazzi, Isabella Fanceschi e outros. 60 min. +14 anos.
Inspirada na obra de Isidore Ducasse, que adotou o pseudônimo Conde de Lautréamont para escrever Os cantos de Maldoror, entre 1868 e 1869, a coreografia faz uma exaltação à metamorfose dos corpos.
| Excepcionalmente encenado no Teatro LUGAR, da Cia. Corpos Nômades. Rua Augusta, 325, Centro. Dia 2, 21h.

Stacattospciadança
Espetáculo: Sarau contemporâneo – Idéias & movimento. Contemplado pela 6ª edição. Dir.: Fernando Machado. Com Aline Proetti, Carina Nagibi, Maitê Molnar e outros. Interlocutor: Rodrigo Vilalba. 60 min. +14 anos.
Com pesquisa e experimentação em torno dos textos de Jorge Luis Borges, o espetáculo é um caminho para a investigação sobre arte, sociologia, política, território e outras associações.
| Sala de ensaio. Dia 3, 17h.

Núcleo Eu Et Tu
Espetáculo: Desvio para o vermelho. Contemplado pela 5ª edição. Concepção: Carmen Gomide. Dir.: Rosa Hércoles. Intérpretes-criadores: Carmen Gomide e Aguinaldo Bueno. 60 min. +14 anos.
A obra retrata os pequenos acontecimentos da vida cotidiana que passam despercebidos.
| Sala Paissandu. Dia 3, 20h.

Cia. Sansacroma
Espetáculo: Solano em rascunhos. Contemplado pela 6ª edição. Concepção e dir.: Gal Martins. Coreografia: Gal Martins e elenco. Com Felipe Santana, Jean Valber, Leandro Evangelista e outros. Percussão ao vivo: Alan Bernadino. 50 min. Livre.
Baseada na vida e na obra do poeta negro Solano Trindade, a coreografia percorre sua terra e observa as amarguras e alegrias festeiras de seu povo.
| Sala Paissandu. Dia 4, 19h.

Cia. de Teatro de Dança Mariana Muniz
Espetáculo: Nucleares. Contemplado pela 5ª edição.
Concepção, coreografia e dir.: Mariana Muniz. Intérpretes-criadores: Bárbara Faustino, Danielli Mendes, Ronaldo Silva e outros. Participação especial: Mariana Muniz. 60 min. +14 anos.
Coreografia inspirada no trabalho Núcleos, do artista plástico tropicalista Hélio Oiticica. O espetáculo aborda, por meio do movimento e da palavra, questões fundamentais da existência humana.
| Sala Paissandu. Dia 7, 20h.

Núcleo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira
Espetáculo: O animal mais forte do mundo. Contemplado pela 4º edição. Concepção e coreografia: Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira. Dir.: Fernando Faro. Com Ana Catarina Vieira, Ângelo Madureira, Ana Noronha e outros. 60 min. +14 anos.
Segunda parte da trilogia O nome científico da formiga, o trabalho enfoca questões sobre o lugar do forte e a força da sobrevivência.
| Sala Paissandu. Dia 8, 20h.

Cia. Danças
Espetáculo: Adeus corpo gentil, morada do meu desejo. Contemplado pela 4ª edição. Dir.: Claudia de Souza. Com Anabel Andrés, Claudia de Souza, Cristiana de Souza e outros. 60 min. +14 anos.
A coreografia busca uma atmosfera de energia criada a partir da somatória dos pensamentos e qualidades vibratórias dos intérpretes, gerando um ambiente de transformação.
| Sala Paissandu. Dia 9, 20h.

J.Garcia & Cia.
Espetáculo: Cabeça de Orfeu. Contemplado pela 4ª e 6ª edições. Coreografia e dir.: Jorge Garcia. Intérpretes-criadores: Alexandre Magno, André Graça, Amanda Raimundo e outros. 65 min. +18 anos.
Coreografias sobre sentimentos em comum vivenciados pelos que se deparam com situações-limites e com a própria morte.
| Sala Paissandu. Dia 10, 20h.

Oficina de Avaliação: 4ª, 5ª e 6ª Edições do Fomento à Dança
Coord.: Gabriela Lotta.
A oficina, aberta a todos, tem o objetivo de avaliar os resultados obtidos nas três últimas edições, bem como tornar mais claros os objetivos, as propostas e as finalidades do projeto.
| Salas Paissandu e de ensaio. Dia 13, 16h.

Oficina Com Key Zetta e Cia.
Oficina: Sós. Contemplada pela 5ª edição. Dir.: Key Sawao e Ricardo Iazzetta. Intérpretes-criadores: Daniel Fagundes, Eliana de Santana, Key Sawao e Ricardo Iazzetta. 60 min. +14 anos.
Encontro aberto sobre a criação do espetáculo Sós, que aborda o processo de escrita do dramaturgo Samuel Beckett, com a participação dos diretores, intérpretes-criadores e colaboradores.
| Sala de ensaio (vermelha). Dia 14, 20h.

Cia. Fragmento da Dança
Espetáculo: Beije minha alma. Contemplado pela 6ª edição. Coreografia e dir.: Vanessa Macedo. Com Danilo Firmo, Érica Tessarolo, Jéssica Moreto e outros. 60 min. +14 anos.
Coreografia inspirada na vida e obra da artista britânica Tracey Emin, nos quatro dias em que pensou em se matar.
| Sala Paissandu. Dia 15, 20h.

Cia. Borelli de Dança
Espetáculo: Estado independente. Contemplado pela 4ª edição. Concepção, coreografia e dir.: Sandro Borelli. Com Elisângela Ferreira, Elizandro Carneiro, Roberto Alencar e outros. 60 min. +16 anos.
Borelli criou um espetáculo assumidamente panfletário, com fortes doses teatrais, inspirado no legado político e poético do líder revolucionário Ernesto Che Guevara.
| Sala Paissandu. Dia 16, 20h.

Encontro: Ambiente Cultural – Encontro Com Gestores dos Equipamentos Parceiros do Fomento à Dança
Projeto desenvolvido para investigar as potencialidades de espaços culturais que abrigam atividades do Fomento à Dança, a fim de instruir seus gestores para uma atuação efetiva. Moderação: Gabriela Gonçalves. Palestrantes: Ronaldo Lemos (diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade, da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas-RJ). Tema: Exemplos de alternativas de produção: tecnobrega e cinema nigeriano; André Sturm (coordenador do UFDPC). Tema: Importância do contato efetivo dos gestores; Erike Busoni (artista-produtor). Tema: Importância do trabalho direto com a comunidade; Lúcia Barbosa (pesquisadora da Cultura). Tema: Importância de encontros das potências locais; e Christine Greiner (pesquisadora da Cultura). Tema: Elo entre o gestor e o artista.
| Galeria Olido – Salas Paissandu e de ensaio. Centro. Dia 17: Encontro 1 – grupos de trabalho. Dia 18: Encontro 2 – grande plenária. Das 10h às 18h. Grátis.

Cia. Nova Dança 4
Espetáculo: O beijo. Contemplado pela 5ª edição. Concepção e dir.: Cristiane Paoli Quito. Com Alex Ratton Sanchez, Cristiano Karnas, Diogo Granato e outros. 75 min. +14 anos.
Segundo movimento da trilogia Influência, o espetáculo enfoca textos literários, como os de Edgar Allan Poe; teatrais, como os de Nelson Rodrigues; e cinematográficos, como o do filme De repente num domingo, de François Truffaut.
| Sala Paissandu. Dia 17, 20h.

Núcleo Luis Ferron
Espetáculo: Sapatos brancos. Contemplado pela 4ª e 6ª edições. Concepção e dir.: Luis Ferron. Com Luis Ferron, Tony Siqueira, Zélia Oliveira e outros. 50 min. Livre.
A coreografia traz elementos que envolvem tradições carnavalescas paulistanas, suas escolas de samba e, especialmente, o ritual presente na dança entre Mestre Sala e Porta Bandeira.
| Corredor da Galeria Olido. De 21 a 23, 19h.

Oficinas com Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira
Com início em outubro, o Núcleo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira oferece, até janeiro de 2010, workshops de prática corporal e conversas, A casa do outro, para discutir temas pertinentes à dança, que têm como base espetáculos do grupo, promovendo a reunião de artistas, professores, alunos e pesquisadores.
| Galeria Olido. Centro. Sala café. Dia 22, das 19h às 22h. Módulo: Processo inicial de pesquisa – Bases utilizadas. Sala de pesquisa e acervo. Dia 27, das 19h às 21h. Módulo: Como manter uma companhia de dança, estratégias e dificuldades. Grátis.

Núcleo de Improvisação – Zélia Monteiro
Espetáculo: Por que tenho essa forma?. Contemplado pela 5ª edição. Dir.: Zélia Monteiro. Orientação dramatúrgica: Valéria Cano Bravi. Intérpretes-criadores: Donizeti Mazonas, Mel Bamonte, Rodrigo Eloi Leão e outros. 50 min. Livre.
Espetáculo trata do tempo e espaço por meio de formas que abordam o presente, o passado e o futuro; o início, o percurso e a chegada.
| Sala Paissandu. Dia 22, 20h.

Caleidos Cia. de Dança
Pré-estréia do espetáculo: Coreológicas-ludos. Contemplado pela 6ª edição. Concepção, coreografia e dir.: Isabel Marques. Co-dir. e orientação dramatúrgica: Fábio Brazil. Com Luciana Nunes, Carolini Lucci, Renata Baima e Samanta Roque. 60 min. +14 anos.
Releitura dos espetáculos Coreológicas, realizados pela companhia nos últimos 13 anos, que propõem novos jogos de dança baseados em Rudolf Laban.
| Sala Paissandu. Dia 23, 20h.

Projeto DR
Pré-estréia do espetáculo Ensaio. Contemplado pela 5ª edição. Concepção, dir. e interpretação: Laura Bruno, Mara Guerrero, Sheila Arêas e Tarina Quelho.
60 min. +14 anos.
O espetáculo se aproxima do universo dos reality shows ao questionar as fronteiras entre realidade e encenação, arte e vida, mentira e verdade.
| Sala Paissandu. Dia 24, 20h.

Oficina com Luis Ferron
O diretor do espetáculo de samba Sapatos brancos ministra workshop de capacitação pedagógica.
| Sala de ensaio. Dia 25, das 14h às 18h.

P.U.L.T.S Teatro Coreográfico
Estréia do espetáculo: Primeiros versos – Trilogia poética parte 2. Contemplado pela 6ª edição. Concepção, coreografia e dir.: Marcelo Bucoff. Com Clarissa Sacchelli, Jorge Lima, Natalia Yukie e Renata Aspesi. 60 min. +16 anos.
Por meio de um processo criativo que alia pesquisa de movimento e experimentação no campo das artes plásticas, poesia, videoarte, circo e música, o espetáculo percorre os ciclos da vida.
| Sala Paissandu. Dia 25, 19h. Reapresentações fora da Mostra de Fomento à Dança: Dias 29 a 31, 20h. Dia 1º|11, 19h. Grátis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vitor e Guilherme Menezes

DICIONÁRIO DE BALLET