"Alguns livros"

Aqui estão algumas sugestões de bons livros, para conhecer ou se aprofundar na arte da dança. Mande seu comentário também.


Ana Botafogo na magia do palco. Ana Botafogo e Suzana Braga

A Biografia da bailarina Ana Botafogo, conta suas experiências dentro da dança, como se tornou uma grande bailarina ganhando reconhecimento e respeito. Faz ainda uma análise dos principais balés dançados por ela relatando fatos interessantes que marcaram sua carreira.




O Brasil Descobre a Dança Descobre o Brasil. Helena Katz.
(Brazil Discovers the Dance Discovers Brazil)

Este livro nasceu do esforço conjunto da DBA e da paixão de Vera Lafer pelo balé, e vem preencher uma lacuna no mundo da dança, traçando, através de três de seu principais personagens - o Ballet Stagium, Ivaldo Bertazzo e J. C. Violla - um panorama da história da dança no Brasil. Agora o Brasil descobre a dança no texto, com uma abordagem estética, delineia os principais movimentos da dança nos últimos 25 anos.




A Dança. Miriam Garcia Mendes.

Da Pré-história ate Nossos Dias, Numa Perspectiva Antropológica e Artística, os Momentos Marcantes da Dança.



Balé uma arte. Dalal Achcar

Livro muito completo, abrange vários aspectos, não apenas do balé mas da dança como um todo. Fala da história, da montagem coreográfica, musica, vestuário, além de apresentar um bom glossário e trazer pequenas biografias de grandes bailarinos. É um dos melhores desta lista.





Dança Educação: Princípios, Métodos e Técnicas. Dionisia Nanni.

Um estudo que recoloca a Dança no universo educacional. Uma proposta pedagógica para o estudo da dança, delineando um contorno didático para o conteúdo educativo.




Dançar a Vida. Roger Garaudy.

"Dançar a Vida" trás a história emocionante da dança em uma narrativa simples e de fácil compreensão. Traz também a história de várias personalidades, importantes na dança moderna, como Martha Graham, Mary Wigman, Rudolf von Laban e muitos outros. Com pequenos depoimentos, um livro para quem gosta e quem é apaixonado pela arte de dançar.




Dança, Experiência de Vida. María Fux

María Fux condensa neste livro sua experiência de mais de 30 anos, como coreógrafa e bailarina e, sobretudo, como educadora que transmite sua linguagem artística. O livro mostra como podemos nos expressar através do corpo como meio de comunicação a serviço da educação, mesmo quando há problemas de deficiência física, e sem limite de idade.




Dentro da Dança. Murray Louis

Murray vive dentro da dança desde 1949. Viu a profissão crescer, modificar-se, definir-se, redefinir-se. De lá para cá, com a ampliação de público e crítica, multiplicaram-se os que falam sobre a dança, feita no entanto, como sempre, por bailarinos. "Escrevi este livro", diz Murray, "para dar voz a esses artistas não verbais". Este é um livro surpreendente sobre a dança, vista de dentro. Na verdade, vista do centro. Trata da dor, do riso, do suor, da energia, da resistência, do desespero e da glória do bailarino, além das alegrias de todos os que estão comprometidos com as artes.




Dicionário de Ballet. Ana Pavlova

Bastante interessante, pois além da ótima explicação dos passos, vários deles vem com ilustrações que facilitam ainda mais o entendimento. As dúvidas que freqüentemente surgem a respeito da técnica, muitas vezes podem ser solucionadas através do dicionário.




História da Dança. Eliana Caminada

A professora de dança Eliana Caminada traça um panorama da história da dança no mundo, desde os povos antigos até a atualidade. Dedica especial atenção ao Brasil, mostrando a trajetória da dança em nosso país, bem como suas manifestações regionais.




História da dança. Maribel Portinari

Essencial para compreender as origens, a diversidade e as transformações que a dança vem sofrendo desde os tempos antigos. Bastante abrangente, o livro trata da dança no Brasil e no mundo. As razões, a evolução, os grandes nomes, que jamais serão esquecidos, estão presentes neste livro.




Cartas Sobre a Dança, Noverre, Marianna Monteiro
(Lettres Sur La Danse)

O exame aprofundado das concepções de Noverre sobre a dança e os escritos epistolares deste pioneiro da reflexão teórica acerca do balé constituem o duplo tema deste livro. A autora selecionou e traduziu quinze cartas da edição de Stuttgart-Lyon (Lettres sur la danse, 1760), tendo em vista colocar ao alcance do público de língua portuguesa a obra de Noverre e sua leitura crítica, num único volume. A presente obra responde à necessidade de um estudo acurado e sensível do pensamento noverriano e de sua importância para a compreensão da dança na modernidade.



Nureyev. Peter Watson

Considerado o maior bailarino do século XX, Rudolf Nureyev foi também o mais enigmático. Com acesso especial ao arquivo da KGB sobre o artista, Peter Watson escreveu a primeira e mais documentada biografia de Nureyev desde sua morte por AIDS em 1993. Explorando a fundo a vida pública e privada do bailarino, Watson faz revelações bombástica neste volume. O livro traça o perfil de um homem que foi muito mais do que um dançarino. Rudolf Nureyev foi um solitário, um apaixonado e um romântico que, tanto no palco como fora dele, levou uma vida turbulenta e, em seus últimos dias, trágica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Lista de Bailarinos Famosos "

Bailarino Frederico Loureiro vence bronze em Helsínquia

Diana Faria, Filipa Tenreiro e João Pedro Freitas