GALINA ULANOVA

Galina Ulanova

Descendente de uma família de bailarinos, Galina Ulanova nasceu em São Petersburgo, em 1910, filha de Maria Romanova, bailarina clássica e professora de coreografia, e de Serge Ulanov, maître de ballet. Ulanova é, sem dúvida, uma descendente direta das grandes bailarinas do passado, tais como Taglioni ou Pavlova. Tendo estudado numa das melhores escolas do mundo, a Escola Coreográfica de Leningrado, ela revelava um estilo próprio na sua maneira simples de dançar, que fazia ressaltar aos olhos do público ao entrar em cena, antes mesmo de executar um passo. A perfeita combinação plástica dos seus movimentos, a técnica segura e a finura de sua arte, aliadas a uma expectativa misteriosa proveniente de sua personalidade, mantinha o público em agradável suspense. Ulanova e Fonteyn são consideradas as maiores bailarinas do nosso século. De temperamento tímido, suave e de saúde frágil, Ulanova é uma das bailarinas de maior força vital que os palcos já conheceram. Sua dança é extremamente expressiva. Ela interpretou os papéis mais diversos devido à sua versatilidade artística.
Ulanova estreou em 1928, dançando em La Sylphide, de Michel Fokine. Logo depois interpretava Odete-Odile em O Lago dos Cisnes na versão de sua mestra Vaganova, marcando o início de sua maturidade artística. Interpretou depois A Bela Adormecida, Giselle, A Fonte de Bakhchissaray, Romeu e Julieta, La Bayadére, todos no Teatro Kirov de Leningrado. No Teatro Bolshoi de Moscou, para cuja companhia foi transferida em 1944, interpretou Cinderela.
Em 1951, Galina Ulanova dançou pela primeira vez para o mundo ocidental em Florença. Dançou em Londres Romeu e Julieta, pela primeira vez, em 1956. Ulanova foi condecorada como Artista Nacional pelo Governo Soviético em 1940 e recebeu o prêmio Stalin em 1946. Artista completa, universalmente conhecida, Ulanova tornou-se um ídolo de todas as platéias, quer soviéticas ou estrangeiras. Hoje afastada do palco, Galina ensina sua arte no Teatro Bolshoi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vitor e Guilherme Menezes

DICIONÁRIO DE BALLET