ALESSANDRA FERRI

Alessandra Ferri

Alessandra Ferri nasceu em Milão, na Itália, e estudou na Escola de Ballet do Teatro Alla Scala; com quinze anos ganhou uma bolsa do Conselho Britânico, concedida pela primeira vez a uma bailarina, e foi para Londres continuar sua formação na Escola do Royal Ballet. Em 1980 integra-se à companhia, depois de ter vencido o "Prix de Lausanne", um concurso internacional para estudantes de dança. O ano de 1983 foi o de sua confirmação: aos 19 anos conseguiu o 'cargo' de bailarina principal da companhia. Sir Kenneth MacMillan a escolheu como protagonista de seus trabalhos, como Romeu e Julieta, Manon, Mayerling, e criou para ela A Diferent Summer e Valley of Shadows. Recebeu a mais alta comenda britânica e foi indicada como Bailarina do Ano pela revista Dance and Dancers e pelo New York Times.
Alessandra migrou para o American Ballet Theatre durante a administração de Mikhail Baryshnikov, no ano de 1985, e acompanhou a companhia em uma turnê mundial. No ano seguinte estreou no cinema com o filme 'Emoções', no qual faz par com Baryshnikov. A bailarina conseguiu o feito de ser convidada para se apresentar com o Paris Opera Ballet no espetáculo Carmen (1992), de Roland Petit, feito alcançado por pouquíssimos artistas. Também estrelou o filme para a TV intitulado La Luna Incantata, que recebeu um prêmio no Festival de Cannes. Seguiu a década de 90 sempre com muitos trabalhos. Em 1997 publicou o livro 'Aria', do qual é modelo e co-autora junto com o fotógrafo Fabrizio Ferri.
Alessandra Ferri, além de ser excelente bailarina, consegue dar o tom certo a personagens que precisam de alto grau de interpretação. Por isso fica tão maravilhosa nos papéis de Giselle, Julieta e Manon. É uma exceção dentro do ballet italiano, que nos últimos tempos tem enfrentado uma estagnação e não produz nenhuma grande estrela para o cenário da dança mundial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Lista de Bailarinos Famosos "

Bailarino Frederico Loureiro vence bronze em Helsínquia

História da dança cênica.....