Vera Varela Cid

A professora de dança Vera Varela Cid, uma das fundadoras da Companhia Nacional de Bailado (CNB), faleceu ontem aos 78 anos em São João do Estoril.



De acordo com a Lusa, fonte familiar anunciou que a antiga bailarina e directora artística da CNB faleceu ontem de manhã vítima da doença de Alzheimer.
O corpo de Vera Varela Cid esteve em câmara ardente numa das capelas da Igreja de São de Deus, junto à Praça de Londres, em Lisboa, seguindo depois o funeral, reservado à família, para o Cemitério dos Olivais, noticiou a Lusa.
Nascida em Abril de 1937, em Lisboa, Vera Varela Cid foi estudar ballet com 14 anos para a Royal Academy of Dance, em Londres, apresentando-se nos anos seguintes em espetcáculos realizados em Inglaterra e na França.
De regresso a Portugal, passou pelo grupo de bailado Verde Gaio, fundado em 1940 e extinto em 1977, ano em que foi criada oficialmente a CNB, por despacho do então secretário de Estado da Cultura David Mourão Ferreira.
Na CNB, Vera Varela Cid foi um dos seus elementos fundadores, a par de Luna Andermatt, Pedro Risques Pereira e o coreógrafo, cenógrafo e bailarino Armando Jorge, que viria a ser o primeiro diretor.
Além do trabalho na direcção artística da CNB, Vera Varela Cid criou para a RTP, com Luna Andermatt, programas quinzenais sobre a história do bailado e os bastidores do espetáculo.
Depois da saída da companhia nacional dedicou-se inteiramente ao ensino da dança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vitor e Guilherme Menezes

DICIONÁRIO DE BALLET