O Festival de Artes de Sóchi na Rússia presta homenagem à bailarina Anna Pavlova. Nascida no final do século XIX, a carismática bailarina russa criou, em 1911, a primeira companhia de bailado a realizar digressões internacionais.
Anna Pavlova tornou-se célebre pelo papel em “A morte do cisne”, uma coreografia de Mikhail Fokin, com música de Camille Saint-Saëns. Em Sóchi, Mariya Yakovleva interpretou o papel celebrizado pela lenda do ballet russo.
“É uma grande honra ser uma das bailarinas que teve a sorte de poder aprender esta dança e dar vida ao cisne. A técnica de pontas de Pavlova foi glorificada pelo ballet russo”, contou Mariya Yakovleva, bailarina do ballet de Viena.
“A Bela Adormecida” do compositor russo Tchaikovsky é outro bailado associado ao nome de Anna Pavlova.
“Este bailado faz sonhar rapazes e raparigas porque vemos príncipes e princesas em palco. É sempre mágico incarnar esta personagem”, afirmou o bailarino Audric Bezard, da Ópera Nacional de Paris.
O programa de homenagens à bailarina russa contou com a participação de companhias de dança de vários países, nomeadamente, da Finlândia, da Noruega e de Itália.
Comentários