Gisela Bellot

O Alimento diário de Gisela Bellot




Por: As Flávias 
Gisele Bellot atua como profissional na área da dança desde 1980, formada pelos mestres Halina Biernacka, Ady Addor e Ismael Guiser. No início da década de 80 foi a Primeira Bailarina da Cia "Ballet Clássico de São Paulo". No final dos anos 90 dançou uma coreografia de sua autoria com o bailarino russo Alexander Valouev, do Teatro Bolshoi. Se especializou com aulas dos mestres Olga Ferri, em Buenos Aires, e Oliver Smith, no Canadá e conquistou importantes prêmios na Argentina e Nova York. Atualmente, além de administrar sua Cia. e cuidar da formação de novos bailarinos em sua Escola, faz workshops e cria coreografias como convidada, e participa juris em diversos Festivais de Dança.
Nessa entrevista, Gisele Bellot fala sobre o início de sua carreira, suas inspirações e revela que a dança é o seu alimento.
Você sempre gostou de dança? Comecei a estudar aos 9 anos. Desde então a dança é meu alimento diário.
Por que optou pela Faculdade de Artes Cênicas?Porque amava representar e amava tudo relacionado a arte: Teatro, Dança, Música e Canto. Estudei também piano, violão e canto.
Quais foram seus principais mestres?Faço parte de uma geração de grandes mestres. Na minha formação destaco Halina Biernacka, Ady Addor e Ismael Guiser.
Onde realizou suas bolsas de estudos?Aos 15 anos ganhei uma bolsa na The National School of Canada, com Miss Oliver Smith. Depois em Buenos Aires, no Studio Olga Ferri.
Qual a sua ligação com o Contemporâneo?Estudei Contemporâneo com alguns grandes nomes e dancei trabalhos de Ramundo Costa e do coreógrafo Luis Arrieta, que, ao meu ver, é um gênio na arte coreográfica e musical.
Quais Cias atuou como bailarina?Ingressei no " Ballet Clássico de São Paulo" em 1979, dançando Giselle. Mais tarde dancei na "Ady Addor Cia de Dança" e, por último, na “Cia de Dança Ismael Guiser”.
Quando resolveu criar sua própria Cia.?Alguns trabalhos coreográficos começaram a se destacar com meu Grupo. Profissionalizei meus bailarinos e investi em alguns projetos de dança. Em 2011 consegui o PROAC com o espetáculo “Trilha” sob minha direção. Atualmente temos um projeto para captação com bailarinos e músicos sobre obras de Astor Piazzolla.
Fale sobre seus prêmios.Ao longo de tantos anos fui bastante premiada, principalmente como coreógrafa. O mais recente nos levou a Argentina, na cidade de Misiones, e a Nova York.
E sua escola?Em minha escola primo pela formação, cuidado técnico, aprimoramento artístico. Acredito em trabalho sério feito dia a dia em sala de aula, e me orgulho dos profissionais que já formei.
O que faz atualmente além de administrar sua Cia. e escola?Faço workshops e crio coreografias como convidada. Também participo de juris em diversos Festivais de Dança. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vitor e Guilherme Menezes

DICIONÁRIO DE BALLET