Bernadette Peçanha a bailarina de Portugal.

Em 05 de fevereiro de 2015
R.I.P.

Aos 87 anos, a ex-bailarina Bernardette Pessanha morreu no Hospital de São Francisco Xavier, vítima de doença cardiovascular. Bernardette Pessanha fez parte do grupo de nove elementos que fundou o Grupo Experimental de Ballet,  que acabou por originar o Ballet Gulbenkian
António Laginha, diretor do Centro de Dança de Oeiras descreveu Bernardette Pessanha como “uma pessoa discreta, mas fundamental na dança em Portugal.
Bernardette Pessanha nasceu em Faro, a 4 de fevereiro de 1928. Ao longo da sua carreira como bailarina, estudou no Conservatório Nacional e fez parte do Círculo de Iniciação Coreográfica, fundado e dirigido por Margarida de Abreu, nos anos 40. Entre 1950 e 1958, integrou o Grupo de Bailados Portugueses Verde Gaio, sob a direção de Francis Graça.
No Grupo Experimental de Ballet, foi bailarina, ensaiadora e assistente do mestre Norman Dixon. Em 1965, no Grupo Gulbenkian de Bailado, foi assistente dos coreógrafos Walter Gore eMilko Sparemblek. Já no Ballet Gulbenkian, em 1975, foi assistente de Jorge Salavisa. Fez parte de Companhias com digressões em França,  Suíça,  Bélgica, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Suécia e  Egito.
No cinema, participou no filme O Cantor e a Bailarina de Armando Miranda, em 1960. Ao seu lado estiveram também os bailarinos Jorge SalavisaFernando IsascaAlbino Morais e Fernando Lima, com coreografia de Fernando Lima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Lista de Bailarinos Famosos "

Curiosidades Históricas

Bailarino Frederico Loureiro vence bronze em Helsínquia