Morreu Luna Andermatt, a mulher que ajudou a inventar a dança em Portugal.

Morreu Luna Andermatt (1926-2013), grande impulsionadora da dança em Portugal. Fundadora da Companhia Nacional de Bailado, em 1976, foi responsável pela reforma da dança em Portugal e, pelas suas mãos passaram muitos dos bailarinos e coreógrafos que, depois dançariam na CNB e no Ballet Gulbenkian. Andermatt morreu esta terça-feira à tarde.
Homenageada este ano pela Câmara Municipal de Lisboa, que lhe atribuiu a medalha de ouro da cidade, aos 86 anos, Luna Andermatt continuava a imaginar. Em Maio, colaborou com a encenadora Mónica Calle numa revisitação a Sagração da Primavera. Foi o seu último projecto.
Um dia escreveu: “Ninguém envelhece só por viver muitos anos. A juventude não é uma época da vida, é um estado da alma. Não é uma questão de faces lisas, de lábios vermelhos e joelhos bonitos. É uma força de querer, uma qualidade da imaginação, um rigor de emoções e uma frescura da profunda primavera da vida.”
Luna Andermatt será cremada após a missa de corpo presente, amanhã às 14h30, que decorrerá na Igreja da Encarnação (Chiado), em Lisboa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Lista de Bailarinos Famosos "

Bailarino Frederico Loureiro vence bronze em Helsínquia

Diana Faria, Filipa Tenreiro e João Pedro Freitas