O bailarino piauiense Luan Batista, 17 anos,  que ficou em terceiro lugar no XII Concurso Internacional de Ballet em Moscou, na Rússia, um dos maiores festivais de dança do mundo, diz que a conquista é fruto de muito esforço e trabalho duro. Segundo Luan, os seus ensaios diários iniciados aos nove anos quando se mudou para a sede do Bolshoi em Joinville, Santa Catarina, foram intensificados ainda mais para o concurso.



“Nós, dançarinos, costumamos dizer que nos preparamos oito anos para dançar dois minutos no palco. Para esse, que foi o meu primeiro concurso oficial, me preparei ainda mais. Treinei sete horas diariamente, por seis meses e todo o esforço valeu apena. Mesmo que eu não tivesse chegado à final já estaria muito feliz, pois estava entre os 150 melhores bailarinos do mundo”

Luan Batista (Foto: Yara Pinho/ G1)


Luan é filho de uma vendedora autônoma e enteado de um funcionário dos Correios. Ele vivia até 2004 com sua família de cinco pessoas sustentados apenas com um salário mínimo, sem nenhum contato direto com o balé. A trajetória do adolescente só começou a mudar quando foi selecionado há nove anos entre os vários alunos da rede pública de ensino para uma vaga na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, única escola fora da Rússia com sede em Joinville, Santa Catarina. Ele e mais nove piauienses deixaram o estado para fazer o curso de formação e profissionalização em dança mantidos pelo Governo do Estado.
O próximo compromisso mundial do bailarino é a turnê ‘Virtuosos do Mundo’ que conta com vários dançarinos brasileiros e devem se apresentar em novembro e dezembro na Rússia, Ucrânia e Sibéria.



Luan Batista conquistou terceiro lugar no Concurso Internacional de Ballet em Moscou (Foto: Nilson Bastian)



Comentários

Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

Postagens mais visitadas deste blog

Vitor e Guilherme Menezes

DICIONÁRIO DE BALLET