'Les Sylphides',

 'Les Sylphides',



Ao todo, 24 bailarinos e alunos da Escola Bolshoi dançam. A remontagem de 'Les Sylphides' é da professora russa Galina Kravchenko, bailarina do Teatro Bolshoi de Moscou e esposa de um dos maiores intérpretes desse balé, Alexander Bogatyrev.
Um balé à luz da lua em um ambiente clássico onde um jovem sonhador, sempre em busca do novo, dança em meio às sílfides, que são seres invisíveis do ar. 
Já o Balé Teatro Guaíra apresenta uma versão coreográfica completamente nova do clássico 'A Sagração da Primavera', com direção da portuguesa Olga Roriz. O balé homenageia a obra do músico russo Igor Stravinsky, que chocou o mundo por romper com todos os padrões da sonoridade estabelecida, com coreografia do lendário bailarino russo Nijinsky.
A composição musical estreou no Théâtre des Champs-Élysées, na capital francesa, no dia 29 de maio de 1913. A obra mostra a cena de um ritual pagão em que uma virgem é eleita para ser sacrificada em nome de uma boa colheita. Ela irá dançar até morrer. Na montagem do Balé Teatro Guaíra, com coreografia de Olga Roriz, existem dois aspectos diferentes do original: o personagem Sábio tona-se protagonista abrindo a apresentação, e a Eleita não é vítima, mas privilegiada por ser a escolhida, assim dança feliz e sem medo. Os cenários são de Pedro Santiago Cal, que também divide o figurino com Olga Roriz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Lista de Bailarinos Famosos "

Bailarino Frederico Loureiro vence bronze em Helsínquia

Diana Faria, Filipa Tenreiro e João Pedro Freitas