Ballet Jovem Palácio das Artes estreia novo espetáculo nesta quarta-feira, no Grande Teatro Coreografia de Peter Lavratti buscou inspiração em obras do escultor Auguste Rodin


O público que comparecer nesta quarta-feira ao Grande Teatro. A pergunta dá também nome ao espetáculo do grupo de dança da Fundação Clóvis Salgado, que estreia logo mais e tem concepção coreográfica de Peter Lavratti, bailarino da Cia. de Dança Palácio das Artes.

Segundo a diretora artística do grupo, Andréa Maia, o coreógrafo se inspirou em imagens do escultor francês Auguste Rodin (1840–1917) e ao longo do processo de desenvolvimento da montagem, que apresentará uma série de movimentos sobre o tema “relação”, buscou ouvir a opinião dos bailarinos, propondo-lhes perguntas como “o que entendiam como relação?” e “o que identificariam como frágil nas relações?”.

“O Lavratti fez uma pesquisa gestual com as imagens de Rodin e daí as coisas se desenrolaram. Ao mesmo tempo em que as relações são fortes, elas são frágeis; é um paradoxo interessante e por isso esse questionamento”, explica Andréa. Por isso, a coreografia traz momentos fortes de paixão, fragilidade e sensibilidade, características de todo relacionamento, e foi criada a partir da música Piano works, de Craig Armstrong.




A coreografia deu a Amanda Santana o prêmio de Bailarina Revelação no Sesc/Sated 2009 e no Usiminas/Sinparc 2009, e a Bruno Rodrigues o prêmio de Bailarino Revelação no Usiminas/Sinparc 2009. “

Ballet Jovem foi criado em 2007, em parceria com o Instituto Unimed-BH, com o objetivo de preparar bailarinos com idade a partir de 15 anos para atuar em grupos profissionais. Ao longo dos seus cinco anos, vários de seus integrantes foram contratados por outras companhias, como Grupo Corpo, Camaleão Grupo de Dança e Cia. Mário Nascimento, de Belo Horizonte, e ainda a Cia. de Dança de Caxias do Sul e o Balé Teatro Guaíra (Curitiba) e até mesmo do exterior – de Atlanta (EUA), Canadá e Salzburgo (Áustria). Em 2010, a direção artística e de ensaios foi assumida pela bailarina Andréa Maia. Solista do Ballet da Cidade de São Paulo por 22 anos, ao longo de sua carreira ela realizou trabalhos com renomados coreógrafos e professores nacionais e internacionais.

Nos dias 9, 10 e 11 de novembro, o Ballet Jovem Palácio das Artes vai dar mais uma prova de como o trabalho desenvolvido pelo grupo tem sido diversificado. Depois de participarem da ópera A viúva alegre, encenada este mês no Palácio das Artes, a mostra RSVP, resultado de um intercâmbio cultural entre o grupo da Fundação Clóvis Salgado e o Dança Jovem, do Centro Artístico de Dança, será apresentada no Espaço Cultural Ambiente, na Serra.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vitor e Guilherme Menezes

DICIONÁRIO DE BALLET