Nuevo Ballet Español faz apresentação única na capital mineira
Grupo apresenta diversas vertentes da dança Flamenca
Cantiñas, sevilhanas, fandangos, rumbas, bamberas, bulerias, tanguillos e seguidillas – todas essas vertentes da dança flamenca chegarão aos mineiros por meio da companhia Nuevo Ballet Español, que se apresentará apenas amanhã no Palácio das Artes.
Os coreógrafos Ángel Rojas e Carlos Rodríguez ficaram conhecidos por conferir ares contemporâneos à tradicional arte de seu país. Cambio de tercio traz a BH um dos grupos mais respeitados da nova cena espanhola, além de figurinos caprichados e músicos de primeira categoria. O trabalho da dupla tem forte marca autoral. Desde 1995, quando foi criado, o Nuevo Ballet recebeu prêmios importantes em seu país.
A expressão cambio de tercio vem das touradas: refere-se às três fases da luta do toureiro com o animal. Dez quadros cênicos compõem a montagem, que reúne solos, duetos e ensembles. Sobem ao palco quatro bailarinas, seis músicos e a dupla de coreógrafos madrilenhos. Rojas e Rodríguez estudaram com nomes consagrados, como José Granero, Luisillo e Rafael Aguilar, e foram solistas do Ballet Españoles, de José Antonio Ruiz.
O Nuevo Ballet Español está instalado na cidade de Móstoles, perto de Madri. O grupo já se apresentou em vários países da Europa, além da China e do México. De BH a turnê brasileira seguirá para São Paulo (dias 25 e 26), Ribeirão Preto (dia 27) e Salvador
(dia 29).
(Fonte EM Cultura)
Comentários