Alicia Alonso entre nominados ao Prêmio Príncipe das Astúrias









(Prensa Latina) A diretora do Ballet Nacional de Cuba (BNC), Alicia Alonso, sobressai entre as 39 candidaturas ao Prêmio Príncipe das Astúrias das Artes 2012, que serão anunciadas hoje na cidade espanhola de Oviedo.

Prima ballerina absoluta e coreógrafa do BNC, Alonso aparece em uma lista junto aos pintores Jasper Jones (Estados Unidos) e Paula Rego (Portugal), o arquiteto norte-americano Frank O. Gehry e o desenhista industrial francês Philippe Starck.

A proposta da lendária bailarina cubana apresentou-se em diversas ocasiões a este galardão, a última delas na passada edição, na qual também figuravam os nomes da pintora lusa e do desenhista francês.

Entre as candidaturas remetidas à Fundação Príncipe das Astúrias, procedentes de 25 países, destacam também as do músico italiano Claudio Abbado, a cantora mexicana Chavela Vargas, o Circo do Sol e o Teatro Bolshoi.

Os membros do júri do prêmio, dotado com 50 mil euros e a reprodução de uma escultura de Joan Olhou, iniciaram a véspera suas deliberações e nesta quarta-feira farão público seu veredito.

O galardão das Artes concede-se à pessoa, grupo de pessoas ou instituição cujo trabalho na arquitetura, cinematografia, dança, música, escultura, pintura e demais expressões artísticas constitua uma contribuição relevante ao patrimônio cultural da humanidade.

Esta é a primeira das oito distinções internacionais que convoca anualmente a Fundação Príncipe das Astúrias, que neste ano cumprem sua XXXII edição.

O diretor de orquestra italiano Riccardo Muti foi o último condecorado com este lauro, com o que também têm sido distintos Woody Allen, Miquel Barceló, Paco de Luzia, Bárbara Hendricks, Santiago Calatrava e Vittorio Gassmann, por só citar alguns.

Os prêmios correspondentes a 2012 serão entregues pelo príncipe Felipe de Borbón, em uma solene cerimônia que terá lugar em outubro próximo no teatro Campoamor de Oviedo, capital do Principado das Astúrias.

ocs/edu/bj

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vitor e Guilherme Menezes

DICIONÁRIO DE BALLET