COMPANHIA SUISSA HERMESDANCE EM SÃO PAULO
TEATRO DE DANÇA recebe a companhia suíça Hermesdance,
que pela primeira vez se apresenta em solo brasileiro
A estreia da HERMESDANCE no Brasil coincide com o Dia Nacional da Suíça, uma
data tradicional
comemorada no país. Espetáculos se debruçam sobre a essência humana.
(Coreografia_Karin_Hermes_-_Company_hermesdance_-_3_-_Dampfzentrale_Berne-Mars_2010_Foto_©_Oliver_Menge.)
A partir de 1º de agosto de 2010, o TEATRO DE DANÇA (instituição da
Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo e gerenciada pela Associação
Paulista de Amigos da Arte - APAA) recebe uma atração internacional. A
companhia suíça HERMESDANCE apresenta-se pela primeira vez no Brasil com
duas coreografias: Betwixt and Between - Diálogo com Rooms e Hic
Salta!. A temporada da companhia no TD termina no dia 8 de agosto.
Sob direção da coreógrafa e dançarina Karin Hermes, a HERMESDANCE tem uma
vasta bagagem que inclui espetáculos realizados em Paris, Israel, Alemanha e
diversas cidades da Suíça, sempre com trabalhos que giram em torno de temas
que discutem a essência humana.
A música, realizada ao vivo, tem um papel vital em seus espetáculos, sempre
criada em um estreito processo criativo e colaborativo com os músicos. Antes
de chegar aos palcos do TD, "Betwixt and Between teve estreia em Paris, em
3 de abril de 2008 no Centro Nacional da Dança, Pantin/Paris/França, e na
Suiça, em Berna, no dia 24 de abril do mesmo ano, no Forum Zentrum Paul
Klee. Hic Salta! é a última produção da companhia, estreou em 06 de março
de 2010, no Festival Heimspiel da Dampfzentrale em Berna/Suíça.
As coreografias
Betwixt and Between - Diálogo com Rooms A partir de Rooms, de 1955,
de Anna Sokolow, Karin Hermes criou Betwixt and Between - Diálogo com
Rooms. O tema básico de Rooms é a solidão humana em uma cidade grande.
Em 2008, Hermes criou a coreografia atual a partir de temas contemporâneos:
um tempo de globalidade e pluralidade em que as pessoas perdem-se num jogo,
tornando-se prisioneiros de suas próprias ansiedades. A partir do livro Ich
und Du (Eu e Você), do filósofo Martin Buber, novas perspectivas se abriram
na atual coreografia, inspirando tanto a coreógrafa como os bailarinos no
processo criativo. Segundo Buber, A palavra básica eu-você só pode ser
pronunciada pelo ser completo. A reunião e fusão para alcançar a totalidade
não pode ocorrer nunca através de mim e não pode ocorrer nunca sem mim. Tudo
que é real, é encontro. A coreografia procura saber até que ponto a nossa
solidão é consequência do desejo da busca da totalidade.
Hic salta! é o resultado da pesquisa sobre a luta pelo Outro. Dança,
música, cenário e texto estão entrelaçados entre si. Música e texto
representam um papel central na coreografia. As três composições de Daniel
Glaus na In hora mortis e os fragmentos do texto de Elham Manea
representam um papel central na coreografia. O conflito com o Outro acontece
em cinco tentativas: 1. o Outro em Você; 2. o Outro em Mim; 3. o Outro em um
Terceiro; 4. o Outro no Fazer e 5. o Outro no Inatingível, no
Incompreensível. Estas cinco tentativas conectam-se umas às outras, não
podem ser isoladas, postas em sequência linear. Karin Hermes explica a busca
do Outro na coreografia: Só podemos encontrar o Outro quando percebemos
nossa própria individualidade, quando percebemos que não somos um objeto
fixo, que podemos permitir complexidade, permanecer em movimento e deixar
crescer uma rede, um tecido. Este complexo entrelaçamento que surge é tão
invisível como o entrelaçamento das raízes sob a terra. Visíveis são somente
as flores. As tulipas e as flores utilizadas no espetáculo pertencem à
família dos lírios. As flores simbolizam a vida além da lógica binária, e o
lírio expressa a misericórdia.
Breve Histórico da Companhia
Fundada em 2007, por Karin Hermes, que anteriormente foi diretora artística
do conjunto de repertório Atempo. Sediada em Berna, a Hermesdance
apresentou-se em Paris, Tel Aviv, Essen e várias cidades da Suíça. A
companhia e sua coreógrafa foram artistas residentes no Centro Nacional da
Dança em Pantin/Paris em 2008, tendo inovado o trabalho com as linguagens
coreográficas do século XX, desenvolvendo uma voz própria. Suas peças giram
em torno de temas sobre a essência humana. A música tem um papel vital
nestes trabalhos e é criada em estreita colaboração com os músicos, ao vivo.
Karin Hermes
Formada bailarina em Zurich na Balletakademie e na escola do American Ballet
em Nova Iorque, estudou dança educativa na escola de Música em
Colônia/Alemanha (Musikhochschule Köln), tendo se especializado em análise
do movimento/notação Laban no Conservatoire Nationale Supérieur de Musique
et de Danse de Paris.
Ficha Técnica de Betwixt and Between Diálogo com Rooms
Direção artística e coreografia: Karin Hermes
Música: Jonas Tauber, interpretado por Reto Staub e Ali Salvioni Dança:
Lucas Balegno, Sebastian Gehrke, Deborah Hofstetter, Agata Lawniczak, Marco
Volta Cenário: Jan Messerli Iluminação: Fiona Zolg Costumes: Nathalie Pellon
Instalação de vídeo: Daniel Schneeberger Fotos: Marc Grémillon, Oliver
Menge, Vincent Jeannot Webmaster: Brainyweb Françoise Horle Gráfica: Lorenz
Jaggi Imprensa: Regula Jaun Organização da Turnê: Nathalie Chavanne
Uma co-produção de hermesdance com o Centro Nacional de Dança, Pantin/Paris
Ficha Técnica de Hic salta!
Direção artística: Karin Hermes
Coreografia: Karin Hermes, com colaboração dos bailarinos Lucas Balegno,
Sebastian Gehrke, Deborah Hofstetter, Agata Lawniczak, Marco Volta Música:
Daniel Glaus In hora mortis e improvisações interpretadas por Jonas
Tauber, Reto Staub e Ali Salvioni (live) Textos: Elham Manea Cenário: Carmen
Perrin. Costumes: Carmen Perrin, Nathalie Pellon Iluminação: Fiona Zolg
Florista: Salome Berger Imprensa: Regula Jauner Organização da turnê:
Nathalie Chavanne Webmaster: Françoise Horle Convidado no processo
artístico: Pierre Claver Mabiala Estagiária: Lydia Chrisman
Apoio para produção: Departamento de Cultura do Cantão de Berna, Comuna de
Berna, SWISSLOS, Secretaria de cultura da cidade de Berna, Pro Helvetia
Fundação Cultural Suíça, Migros Fundação Cultural, SIS Fundação suíça de
intérpretes, Créafloristique Berna, Fundação Stanley Thomas Johnson. Uma
produção de hermesdance.
1 a 8 de agosto terça, quarta e sexta às 21h, sábado às 20h, domingo às
18h
60 minutos, livre, entrada franca
ESTREIA NO BRASIL dia 1º de Agosto de 2010
Cia. Hermesdance / Berna Suíça
Direção: Karin Hermes
TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura
APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte
Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil -
Metrô República - Email:
info.teatrodedanca@apaa.org.br Telefone da bilheteria: 2189 2555 ///
Informações: 2189 2557 Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado
///Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais ///
Estacionamento: R$ 15,00 com manobrista /// Bilheteria, abertura: Vendas
para o dia do espetáculo - 4ª a domingo, a partir das 14h///
www.teatrodedanca.org.br
O Teatro de Dança tem apoio da Folha de São Paulo, Leonor Flores, Circolo
Italiano, Luna Di Capri e Planeta´s. No programa "Prêmio Teatro de Dança",
conta com o apoio do SESC São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura.
que pela primeira vez se apresenta em solo brasileiro
A estreia da HERMESDANCE no Brasil coincide com o Dia Nacional da Suíça, uma
data tradicional
comemorada no país. Espetáculos se debruçam sobre a essência humana.
(Coreografia_Karin_Hermes_-_Company_hermesdance_-_3_-_Dampfzentrale_Berne-Mars_2010_Foto_©_Oliver_Menge.)
A partir de 1º de agosto de 2010, o TEATRO DE DANÇA (instituição da
Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo e gerenciada pela Associação
Paulista de Amigos da Arte - APAA) recebe uma atração internacional. A
companhia suíça HERMESDANCE apresenta-se pela primeira vez no Brasil com
duas coreografias: Betwixt and Between - Diálogo com Rooms e Hic
Salta!. A temporada da companhia no TD termina no dia 8 de agosto.
Sob direção da coreógrafa e dançarina Karin Hermes, a HERMESDANCE tem uma
vasta bagagem que inclui espetáculos realizados em Paris, Israel, Alemanha e
diversas cidades da Suíça, sempre com trabalhos que giram em torno de temas
que discutem a essência humana.
A música, realizada ao vivo, tem um papel vital em seus espetáculos, sempre
criada em um estreito processo criativo e colaborativo com os músicos. Antes
de chegar aos palcos do TD, "Betwixt and Between teve estreia em Paris, em
3 de abril de 2008 no Centro Nacional da Dança, Pantin/Paris/França, e na
Suiça, em Berna, no dia 24 de abril do mesmo ano, no Forum Zentrum Paul
Klee. Hic Salta! é a última produção da companhia, estreou em 06 de março
de 2010, no Festival Heimspiel da Dampfzentrale em Berna/Suíça.
As coreografias
Betwixt and Between - Diálogo com Rooms A partir de Rooms, de 1955,
de Anna Sokolow, Karin Hermes criou Betwixt and Between - Diálogo com
Rooms. O tema básico de Rooms é a solidão humana em uma cidade grande.
Em 2008, Hermes criou a coreografia atual a partir de temas contemporâneos:
um tempo de globalidade e pluralidade em que as pessoas perdem-se num jogo,
tornando-se prisioneiros de suas próprias ansiedades. A partir do livro Ich
und Du (Eu e Você), do filósofo Martin Buber, novas perspectivas se abriram
na atual coreografia, inspirando tanto a coreógrafa como os bailarinos no
processo criativo. Segundo Buber, A palavra básica eu-você só pode ser
pronunciada pelo ser completo. A reunião e fusão para alcançar a totalidade
não pode ocorrer nunca através de mim e não pode ocorrer nunca sem mim. Tudo
que é real, é encontro. A coreografia procura saber até que ponto a nossa
solidão é consequência do desejo da busca da totalidade.
Hic salta! é o resultado da pesquisa sobre a luta pelo Outro. Dança,
música, cenário e texto estão entrelaçados entre si. Música e texto
representam um papel central na coreografia. As três composições de Daniel
Glaus na In hora mortis e os fragmentos do texto de Elham Manea
representam um papel central na coreografia. O conflito com o Outro acontece
em cinco tentativas: 1. o Outro em Você; 2. o Outro em Mim; 3. o Outro em um
Terceiro; 4. o Outro no Fazer e 5. o Outro no Inatingível, no
Incompreensível. Estas cinco tentativas conectam-se umas às outras, não
podem ser isoladas, postas em sequência linear. Karin Hermes explica a busca
do Outro na coreografia: Só podemos encontrar o Outro quando percebemos
nossa própria individualidade, quando percebemos que não somos um objeto
fixo, que podemos permitir complexidade, permanecer em movimento e deixar
crescer uma rede, um tecido. Este complexo entrelaçamento que surge é tão
invisível como o entrelaçamento das raízes sob a terra. Visíveis são somente
as flores. As tulipas e as flores utilizadas no espetáculo pertencem à
família dos lírios. As flores simbolizam a vida além da lógica binária, e o
lírio expressa a misericórdia.
Breve Histórico da Companhia
Fundada em 2007, por Karin Hermes, que anteriormente foi diretora artística
do conjunto de repertório Atempo. Sediada em Berna, a Hermesdance
apresentou-se em Paris, Tel Aviv, Essen e várias cidades da Suíça. A
companhia e sua coreógrafa foram artistas residentes no Centro Nacional da
Dança em Pantin/Paris em 2008, tendo inovado o trabalho com as linguagens
coreográficas do século XX, desenvolvendo uma voz própria. Suas peças giram
em torno de temas sobre a essência humana. A música tem um papel vital
nestes trabalhos e é criada em estreita colaboração com os músicos, ao vivo.
Karin Hermes
Formada bailarina em Zurich na Balletakademie e na escola do American Ballet
em Nova Iorque, estudou dança educativa na escola de Música em
Colônia/Alemanha (Musikhochschule Köln), tendo se especializado em análise
do movimento/notação Laban no Conservatoire Nationale Supérieur de Musique
et de Danse de Paris.
Ficha Técnica de Betwixt and Between Diálogo com Rooms
Direção artística e coreografia: Karin Hermes
Música: Jonas Tauber, interpretado por Reto Staub e Ali Salvioni Dança:
Lucas Balegno, Sebastian Gehrke, Deborah Hofstetter, Agata Lawniczak, Marco
Volta Cenário: Jan Messerli Iluminação: Fiona Zolg Costumes: Nathalie Pellon
Instalação de vídeo: Daniel Schneeberger Fotos: Marc Grémillon, Oliver
Menge, Vincent Jeannot Webmaster: Brainyweb Françoise Horle Gráfica: Lorenz
Jaggi Imprensa: Regula Jaun Organização da Turnê: Nathalie Chavanne
Uma co-produção de hermesdance com o Centro Nacional de Dança, Pantin/Paris
Ficha Técnica de Hic salta!
Direção artística: Karin Hermes
Coreografia: Karin Hermes, com colaboração dos bailarinos Lucas Balegno,
Sebastian Gehrke, Deborah Hofstetter, Agata Lawniczak, Marco Volta Música:
Daniel Glaus In hora mortis e improvisações interpretadas por Jonas
Tauber, Reto Staub e Ali Salvioni (live) Textos: Elham Manea Cenário: Carmen
Perrin. Costumes: Carmen Perrin, Nathalie Pellon Iluminação: Fiona Zolg
Florista: Salome Berger Imprensa: Regula Jauner Organização da turnê:
Nathalie Chavanne Webmaster: Françoise Horle Convidado no processo
artístico: Pierre Claver Mabiala Estagiária: Lydia Chrisman
Apoio para produção: Departamento de Cultura do Cantão de Berna, Comuna de
Berna, SWISSLOS, Secretaria de cultura da cidade de Berna, Pro Helvetia
Fundação Cultural Suíça, Migros Fundação Cultural, SIS Fundação suíça de
intérpretes, Créafloristique Berna, Fundação Stanley Thomas Johnson. Uma
produção de hermesdance.
1 a 8 de agosto terça, quarta e sexta às 21h, sábado às 20h, domingo às
18h
60 minutos, livre, entrada franca
ESTREIA NO BRASIL dia 1º de Agosto de 2010
Cia. Hermesdance / Berna Suíça
Direção: Karin Hermes
TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura
APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte
Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil -
Metrô República - Email:
info.teatrodedanca@apaa.org.br Telefone da bilheteria: 2189 2555 ///
Informações: 2189 2557 Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado
///Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais ///
Estacionamento: R$ 15,00 com manobrista /// Bilheteria, abertura: Vendas
para o dia do espetáculo - 4ª a domingo, a partir das 14h///
O Teatro de Dança tem apoio da Folha de São Paulo, Leonor Flores, Circolo
Italiano, Luna Di Capri e Planeta´s. No programa "Prêmio Teatro de Dança",
conta com o apoio do SESC São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura.
Comentários
Pq eu não moro em Sampa?
=(