Grand Moscow Classical Ballet no Brasil



Coreografias inovadoras e performances altamente técnicas, aliadas a produções originais e um elenco de solistas premiados internacionalmente marcam os 43 anos de história do Grand Moscow Classical Ballet, que desembarcou no Brasil para uma turnê que passará por 15 cidades do país.




Sob a direção artística de Natalia Kasatkina e Vladimir Vasilyov, a companhia russa volta ao território brasileiro, depois de 28 anos, para apresentar dois espetáculos consagrados de seu repertório: Dom Quixote, de León Minkus e A Bela Adormecida, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky


Com Marina Rzhannikova, Lioudmila Doxomova, Alexandra Lezina, Artem Khoroshilov, Alexei Orlov, Sergey Belorybkin, Alena Podavalova, Polina Kyrova, Svetlana Lobanova, Alexandre Poushkarev, Iliya Artamonov e Diana Kosyreva, o Grand Moscow Classical Ballet acumula apresentações em mais de 30 países da Europa, América e Ásia, além de 200 cidades em seu país de origem.





Seus bailarinos já foram premiados com mais de 15 medalhas de ouro em competições internacionais e por três vezes na Academia de Dança de Paris. Recentemente, o grupo recebeu o título de Companhia Acadêmica do governo russo.
 
 
Histórico




Fundado em 1966 por Igor Moiseyev, um dos mais importantes coreógrafos do século 20, com o apoio do ministério da cultura da então União Soviética, o Grand Moscow Classical Ballet foi originalmente concebido como Balé Jovem da Companhia Estatal de Dança da União Soviética. Em 1968, realizou sua primeira performance, a partir de excertos de obras clássicas e coreografias reduzidas produzidas por Kasyan Goleizovsky e o próprio Moiseyev.



A partir de 1977, transformou-se em uma companhia de balé clássico com repertório próprio, com a nomeação de Kasatkina e Vasilyov como diretores artísticos. Formados pela Escola Bolshoi de Coreografia e dois dos principais solistas do Ballet Bolshoi entre as décadas de 1950 e 1970, Kasaktina e Vasilyov atuaram de forma decisiva para consolidar o Grand Moscow Classical Ballet no cenário internacional, tornando-se nomes referenciais da cultura russa.



A turnê do Grand Moscow Classical Ballet no Brasil, que começou na quarta-feira, 4, em Porto Alegre, é uma realização da Time For Fun, maior empresa de entretenimento do país e da América do Sul, que já trouxe ao Brasil as temporadas dos espetáculos Saltimbanco, Alegria e Quidam, do Cirque du Soleil, além de realizar as temporadas dos principais musicais produzidos no país, como Miss Saigon, O Fantasma da Ópera, Les Misérables, A Bela e a Fera, Chicago e O Beijo da Mulher Aranha, além de espetáculos teatrais, como Mademoiselle Chanel, com Marília Pêra.
 

A turnê brasileira também passou pelas cidades de Juiz de Fora (06/11), Belo Horizonte (07 e 08/11), Salvador (10 e 11/11), Curitiba (12 e 13/11), Rio de Janeiro (14 e 15/11), Brasília (18/11), e São Paulo será em (20, 21 e 22/11
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vitor e Guilherme Menezes

DICIONÁRIO DE BALLET