Ballet Nacional de Marseille

É o Ballet Nacional de Marseille que apresentou em Florianópolis, o espetáculo Métamorphoses, no Teatro Pedro Ivo.

Criado em 2007 para o Grand Théâtre de Luxembourg, Métamorphoses, se inspira livremente no texto de As Metamorfoses, de Ovídio, poema mitológico latino composto de 15 livros escritos nos anos 1 e 2 d.C. Esta obra, uma das mais significativas da literatura da Roma Antiga, compreende cerca de 12 mil versos e relata as 246 fábulas sobre as metamorfoses relativas à transformação de deuses ou heróis em animais, plantas ou rochas. Elas estão dispostas cronologicamente depois do Caos, até a sagração de Júlio Cesar, transformado em astro. Na obra, amores trágicos, metamorfoses dramáticas e espetaculares uma espécie de história do mundo onde não existe diferença entre os reinos mineral, vegetal, animal, humano e mesmo o divino.

De todas estas fábulas do texto de Ovídio, o diretor geral e coreógrafo Frédéric Flamand escolheu para o Ballet de Marseille os personagens mais expressivos que, por meio de metamorfose, se tornaram imortais. Isto vai sendo revelado pela interpretação cênica dos bailarinos no desenrolar deste belo espetáculo, onde os cenários e figurinos assinado pelos irmãos Fernando e Humberto Campana trabalham com contrastes: ordem e caos, estabilidade e mudança, irracionalidade e lógica fria.

– Não quisemos fazer nada muito racional, fomos pela emoção, pelo modo artesanal, para trazer alguma coisa das nossas raízes. O desenvolvimento do cenário e figurino levou seis meses para ser concluído. Foram inúmeras viagens à Marselha e diversos encontros com o diretor, até que chegássemos ao desenho final – comenta Fernando Campana.

A alquimia, ao longo do espetáculo, funciona, criando uma tensão inédita e fecunda. A estética de Métamorphoses está fortemente marcada pelo caráter neo-clássico do Ballet de Marseille aliada à extrema ousadia dos figurinos e cenário dos irmãos Campana. O resultado é a liberação das energias em estado mais selvagem dos bailarinos, num expressivo exercício de virtuosidade.

O Ballet de Marseille estreia sua turnê brasileira em Florianópolis e, depois, segue para São Paulo, Rio e Brasília. Promoção da Pró-Música com patrocínio do Funcultural.

Músicas

> George Van Dam,

> Sergei Prokofiev,

> Walter Hus,

> Maurice Ravel,

> Biosphere, Ambre e M.Spybey,

> George Antheil,

> Igor Stravinski,

> Philip Jeck e Jacob Kirkegaard,

> Camille Saint-Saëns

> Arcangelo Corelli

Comentários

dancing disse…
realmente fikei impresionado com essas imegens, vcs estão de PARABÈNS ..... bjs

Postagens mais visitadas deste blog

Vitor e Guilherme Menezes

DICIONÁRIO DE BALLET