COMPANHIAS DE DANÇA DE PORTUGAL


(foto Antonio Ventura)


Fundada em 1984 por José Manuel Oliveira, seu actual Director, e pelo seu primeiro Director Artístico Rui Horta (8/84 a 4/87), tem como grandes objectivos a Divulgação da dança, tendo como actividade regular, desde esse ano, a formação de interpretes e de público, a par da criação e produção de coreografias, apresentadas em cerca de 2000 espectáculos (80% ,dos quais, no país).
Como três momentos a assinalar os espectáculos, de estreia nacional Évora 85.01.22,no Jardim da Cascata do Palácio Nacional de Belém, dedicado ao Presidente da República, em Setembro de 1987 e a estreia absoluta do espectáculo Cabo da Boa Esperança em 22.04.00, dia dos 500 anos do Brasil, no Teatro Municipal de São Paulo.

COMPANHIA DE DANÇA DE LISBOA





De 1/88 a 5/90, teve como responsável pela direcção artística o norte-americano Mark Haim. A CDL, produziu e remontou mais de 80 obras de coreógrafos nacionais e estrangeiros - Rui Horta, Patrice Soriero, Marc Bogaerts, Igal Perry, Mary- Jane O'Reilly, David Parsons, José Seabra, Monica Levy, Vitor Garcia, Mark Haim, P. Ribeiro, Gerri Houlihan, Lionel Hoche, Conceição Abreu, Célia Gouvêa, César Moniz e Miriam Barbosa.
A partir de 87 até 92, promove, no espaço dedicado aos jovens coreógrafos a estreia de quarenta e duas novas obras.
Em 1990 co-produziu com o serviço ACARTE da F.C.Gulbenkian o espectáculo a "Bailarina do Mar", coreografado por Paula Massano, com música original de A.Pinho Vargas, a partir da obra " A Menina do Mar" de Sophia de Melo Bryner.
De 5/93 a 10/94, sob a Direcção Artística de Olga Roriz transformou-se de Companhia de repertório na primeira companhia profissional de autor em Portugal, produzindo três espectáculos.
A partir de Outubro de 1995, sob a direcção de um Conselho Artístico, presidido pelo seu Director e constituido por Irina Stupina e Célia Gouvêa, retoma a sua actividade como Companhia de repertório moderno e contemporâneo.
Desde Janeiro de 1996 a Julho de 1997 a CDL, prepara a sua nova etapa, tendo em criação o espectáculo "Cabo da Boa Esperança", cuja ante-estreia teve lugar a 8 de Julho de 1997, junto à Torre de Belém, comemorações dos 500 anos da partida de Vasco da Gama para a histórica viagem que o levaria à India.

No plano internacional, espectáculos em: Bruxelas, Barcelona, Vigo, Santiago de Compostela, Pontevedra, Badajoz, Ourense, Cáceres, Praia, Mindelo, Milão, Brugge, Florença, Sevilha, Paris, São Paulo, Salvador, Ilhéus, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Lages, Jaraguá do Sul, Fortaleza, Sobral, Macaíba, Natal, Recife, Belém do Pará, Petropólis, Rio de Janeiro e Telavive.
A partir de 2000 e em resultado da recriação da responsabilidade da CDL, tendo como Assistente da Direcção Inês Pinto passa a designar-se, "Cabo da Boa Esperança - 515 anos depois".

Entre 1999 e 2004, internacionalização do espectáculo r“Cabo da Boa Esperança" com apresentações regulares em Portugal, Brasil Espanha e Cabo Verde .

Em 2003 e 2005, criação e itinerância a nível nacional e internacional dos espectáculos “Nos Silêncios da Lua – o Apelo do Mar” , “Mar é Morada di Sodade” e " A Saudade do futuro..."

Em 2007: Estreia nacional do espectáculo ante-estreado em Compostela 2000 “ Na Abertura do Horizonte – a Cidade da Utopia”, dedicado a José Afonso e a Agostinho da Silva, criação do espectáculo "Ao Encontro do Princípio...”.

Para todos os espectáculos, estão em preparação tournées, 2008 / 2009, a nível nacional e mundial.

Comentários

Anônimo disse…
deposition timescales dale mtentrybody bordering embase pathway calif italic placeholders packaging
semelokertes marchimundui

Postagens mais visitadas deste blog

"Lista de Bailarinos Famosos "

Bailarino Frederico Loureiro vence bronze em Helsínquia

Diana Faria, Filipa Tenreiro e João Pedro Freitas