A festa aconteceu num palco montado na Cinelândia, no Centro do Rio, porque o Teatro Municipal só deve reabrir no fim do ano. A bailarina Tatiana Leskova lembrou as glórias do Municipal.


Municipal está em obras. E o centenário foi comemorado com uma festa na rua. Nos bastidores, funcionários também celebram a história de sucesso do teatro.

Cem anos de fantasias expostas no camarim e a camareira Ana Maria Vicente revê as roupas que grandes estrelas vestiram com a ajuda dela nos últimos 26 anos. “A primeira vez que eu fui vestir a roupa da Ana Botafogo, eu tremia de nervoso”, lembra.

A águia dourada já está pronta para alçar voo e retornar ao telhado do Municipal. Na inauguração, em julho de 1909, só a elite carioca estava na plateia.

Depois vieram as temporadas populares. Nos últimos anos, com entradas a R$ 1, o público fez filas que deram a volta no quarteirão e na comemoração do centenário, com o teatro em obras, o espetáculo é de graça.

A festa acontece neste palco montado na Cinelândia, no Centro do Rio, porque o Teatro Municipal só deve reabrir no fim do ano. Mas nesta segunda, ele recebeu a visita de uma bailarina que fez parte de mais da metade destes 100 anos de história. “Mas que maravilha! Que privilégio de ver isso tudo!”.

Tatiana Leskova andou sobre o andaime montado para o trabalho de restauração. Ela nunca tinha chegado tão perto do teto do teatro. Veio para o Brasil em 1942, como solista do balé russo. Não voltou para casa. Foi primeira bailarina e diretora do corpo de baile do Municipal.

“Nureyev e Margo Fontaine vieram aqui e eu montei o balé Gisele para eles e eles dançaram aqui. Foi a primeira vez que Nureyev veio aqui”, lembrou Tatiana Leskova.

“A glória do Teatro Municipal é ter recebido os maiores artistas do mundo, foi a casa que recebeu todo mundo, que estava no mundo das artes, no dicionário, na enciclopédia das artes”, finalizou Tatiana.


(Noticia da Globo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Lista de Bailarinos Famosos "

Bailarino Frederico Loureiro vence bronze em Helsínquia

História da dança cênica.....