Aí está o significado que algumas pessoas me pediram.

Aqui, vai o que me pediram,espero ter ajudado:





Adage, Adagio [Do francês: a-DAHZH] : 1. Uma seqüência de exercícios em tempo lento, executados nas aulas de balé para desenvolver força na sustentação de pernas e balanço. 2. Uma passagem de pas de deux onde o homen segura a mulher para executar alguns passos.
Allegro [a-lay-GROH; Italian: al-LAY-groh]: Seqüência de passos em tempo rápido, executados nas aulas de balé para desenvolver a velocidade e esclarecer melhor a execução dos passos.
Air, en l' [ahn lehr]: No ar. Indica que o movimento deve ser feito no ar; ex: Rond de Jambe en l'air.
Arabesque [a-ra-BESK]: Uma posição onde o (a) dançarino (a) eleva uma perna, reta ou dobrada, com a outra estendida para trás, geralmente em ângulos similares ao do corpo, mas mais alto no arabesque penchee, quando o (a) dançarino (a) "cai" para a frente e levanta a perna mais alto seguindo a linha das costas. São 5 no método de Cechetti, 4 no método de Vaganova e 2 na Escola Francesa.
Arrière, en [ah na-RYEHR]: Para trás. Usado para indicar que o pesso está sendo executado para a platéia. Por exemplo, um glissade en arrière.
Assemblé [a-sahn-BLAY]: Um passo saltitante onde o daçarino empurra uma perna para cima e para fora para a frente, lado ou trás, no mesmo tempo saltando a outra, e trazendo as duas pernas juntas no ar antes de aterrisarem.
Assemblé en tournant, grand [grahn ta-sahn-BLAY ahn toor-NAHN] Um grande assamblé executado com um giro. É feito na mesma maneira do grand assamblé. Só pode ser feito em dessus ou derrière. É geralmente precedido por um pas couru ou um chassé.
Attitude [a-tee-TEWD]: Uma posição originalmente derivada da estátua de Mercúrio criada por Giovanni de Bologna, onde o dançarino eleva uma perna com o joelho flexionado, e onde a perna de base conintua esticada. O joelho flexionado deve se elevar em um nível mais alto que o do pé.
Avant, en [ah na-VAHN]: Avante! Para frente! Uma direção para a execução de determinado passo. Usado para indicar que um passo se direciona à frente, para a platéia. Por exemplo, um glissade en avant.
Basque, sault de Um passo saltitante onde a perna que está trabalhando é levantada para o lado e o pé da outra perna está no joelho da perna que está trabalhando enquanto o corpo está pulando, aterrizando nesta posição.
Battement [bat-MAHN]: Batida. Uma batida da perna extendida ou dobrada. Há dois tipos de battements, grands battements e petits battements. Os petits battements são: Battement tendu, dégagés, frappés e tendus relevés: alongados, parados, ou alongados e levantados (Battements tendu relévé).
Battement dégagé [bat-MAHN day-ga-ZHAY]: É um termo do método de Cecchetti. O Battement dégagé é semelhante ao Battement tendu mas é feito em uma velocidade dobrada e o pé que está trabalhando levanta um pouco do chão, uns dois dedos, com uma ponta alongafa e então volta para a posição inicial (primeira ou quinta). Battements dégagés fortalecem os dedos, desenvolvem o peito do pé e melhora a flexibilidade do calcanhar. O mesmo que o battement tendu jeté (Balé Russo) e battement glissé (Balé Francês).
Battement fondu développé [bat-MAHN fawn-DEW dayv-law-PAY]: É um battement desenvolvido. É um exercício onde a perna de base é levemente dobrada em fondu e com o pé da perna que trabalha encostado na perna de base, apontando para o calcanhar.Enquanto a perna de base é esticada, a perna que trabalha também se alonga para o chão ou para o at. O movimento pode ser feito em devant, derrière e à la seconde. Em fondu atrás, a posição do pé é sur le cou-de-pied derrière. Em fondu à frente, a posição do pé é sur le cou-de-pied devant.
Battement frappé [bat-MAHN fra-PAY]: Um Battement assim... 'batido e parado'. É um exercício onde o bailarino extende a perna execitada de cou-de-pied para a frente, lado ou trás. O exercício fortalece os dedos e o peito do pé e o desenvolve a elevação. É a base do allegro, do jeté...
Battement sur le cou-de-pied, petit
[puh-TEE bat-MAHN sewr luh koo-duh-PYAY] Uma pequena batida no calcanhar. Este é um exercício na barra onde o pé que trabalha fica em sur le cou-de-pied e a perna se movimenta pra dentro e pra fora, pra dentro e pra fora, mudando o pé de sur le cou-de-pied devant para sur le cou-de-pied derrière e vice-versa, sem mexer a coxa. Petits battements são feitos com o pé de base à terre, sur la demi-pointe ou sur la pointe.
Battement tendu [bat-MAHN tahn-DEW] É um battement alongado. Um battement tendu é o início e o final de um grand battement e é um exercício para forçar a parte de dentro da perna. O pé que trabalha sai da quinta ou da primeira posição para a segunda ou quarta posição sem que os dedos saiam do chão. Os dois joelhos devem se manter retos. Quando o pé atinge a posição pointe tendue, ele retorna à primeira ou quinta posição. Battements tendus também podem ser feitos em demi-plié em primeira ou quinta posição. Eles podem ser feitos en croix.
Battement, grand [grahn bat-MAHN] Um grande battement. Um exercício em que a perna que trabalha é jogada para o ar com muita força e desce controlada, com os dois joelhos retos. Pode parecer fácil, mas a dificuldade deste passo é de manter o resto do corpo 'quieto', se mover nada além da perna. A função dos grands battements é para fortalecer os quadris e treinar o an deors da perna desde os quadris. Grand battements podem ser feitos devant, derrière e à la seconde.
Balletomane Esse termo eu não conhecia! Balletomane é um fã de balé ou entusiasta. A palavra foi inventada na Rússia no início do século IX.
Balancé [ba-lahn-SAY]: Este passo lembra o pas de valse e é uma alternativa de balanço, mudando o peso do corpo de um pé para o outro. Balancé também pode ser feito numa tranferência de perna da frente pra trás ou vice-versa. Ele também pode ser feito en avant ou en arrière, em croisé ou effacé e en tournant.
Barre [bar]: A barra horizontal de madeira ou ferro, às vezes fixada à parede da classe de balé ou em modelos móveis, onde os (as) bailarinos (as) seguram para obter apoio. Todas as aulas de balé começam com exercícios na barra.
Battu [ba-TEW]: Batida. Qualquer passo com batita é chamado de pas battu. Por exemplo, em jeté battu.
Bras [brah]: Braço.
Brisé [bree-ZAY]: Quebrado, quebrando. Um pequeno assamblé onde as pernas se batem no ar e o movimento é quebrado. A perna executada sai da quinta posição para a segunda. Quando o pé está saindo do chão, se salta um pouco e se bate em frente ou atrás da outra perna, que se encontram e então os dois pés aterrisam simultaneamente em demi-plié na quinta posição.
Brisé volé [bree-ZAY vaw-LAY]: Uma série de brises para frente e para trás alternadamente, aterrisando em um pé, dando a impressão que o dançarino está esquiando sobre a superfície do palco.
Cabriole [ka-bree-AWL]: Um passo saltante onde o dançarino bate as duas pernas juntas no ar.
Changement de pieds [shahnzh-MAHN duh pyay]: O dançarino salta verticalmente no ar com suas pernas juntas e troca de posição seus pés antes de aterrisar.
Corpo de baile Grupo de dançarinos de uma compania de balé, que aparece entre as danças dos solistas.
Chat, pas de Um salto leve e saltitante onde o joelho dobra, trazendo os pés juntos por baixo do corpo antes de "aterrissar" novamente na quinta posição.
Chassé [sha-SAY]: Um passo ligado onde o dançarino escorrega um pé para a frente, lado ou atrás, trazendo o outro pé para a quinta posição antes de continuar o próximo movimento.
Coda A última e rápida seção do pas de deux, onde os dançarinos devem ter pequenas passagens de solos assim como dançarem juntos numa brihante conclusão, como o pas de deux de "Pássaro Azul", em "A Bela Adormecida"
Coryphee Um dançarino (ou também seis) que mudou-se do corpo de baile para um novato nos papéis solo.
Coupé jeté en tournant [koo-PAY zhuh-TAY ahn toor-NAHN]: Um passo composto consistindo coupé dessous fazendo um giro de três-quartos e um grand jeté en avant para completar o giro. O passo é geralmente feito em série tanto en manège como em diagonal.
Croisé [mJah-ZAY]: Literalmente, "virado". Uma posição do corpo na qual o dançarino se move obliquamente em relação ao público, então quando a perna que está trabalhando é levantada, ela cruza a perna de base.

Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Vitor e Guilherme Menezes

DICIONÁRIO DE BALLET