Continuação

G - J

Glissade [glee-SAD]: Deslizar. Um passo saltado onde o pé que trabalha desliza da quinta posição na posição escolhida, com o outro pé fechado. Glissade é um passo à terre e é usado para ligar passos. Após demi-plié em quinta posição o pé que trabalha desliza ao longo do chão e salta a poucos dedos do chão. O outro pé então acompanha, ficando no ar com os joelhos esticados e os dois pés apontando para o chão. Então o pé que trabalha retorna ao chão e o outro cruza à sua frente em quinta posição, demi-plié. Quando um glissade é usando como um passo auxiliar para pequenos ou grandes saltos é realizado em um rápido movimento. Glissades são feito com ou sem mudança de pé, e todos começam e terminam com demi-plié. Há seis glissades: devant, derrière, dessous, dessus, en avant, en arrière, a diferença entre cada um deles depende do começo e do final das posições também como as posições. Glissade porde também ser feito sur les pointes.
Grand,grande [grahn,grahnd]: Grande, largo. Como, por exemplo, em grand battement (para encontrar termos começados com 'grand', tente procurar pela segunda palavra dos nomes deles.)
Italiana,Escola A Academia Imperial de Dança, junta com La Scala de Milão, abriu em 1812. Seu apogeu começou quando Carlo Blasis, bailarino italiano e professor, se tornou diretor em 1837. Blasis publicou dois livros, onde ele codificou seus métodos didáticos e tudo que era sabido até a época da técnica do ballet. Estes livros formam a base do nosso treinamento clássico de hoje em dia. Blasis treinou muitas grandes bailarinas da era, e seu pupilo Giovanni Lepri foi professor de Enrico Cecchetti, um dos maiores professores da história do ballet. Foi Cecchetti quem trouxe a Escola Italiana a seu apogeu. A Escola Italiana era conhecida por sua força, técnica brilhante e virtuosidade entre seus bailarinos, que encantavam a platéia com a dificuldade dos passos e giros brilhantes.
Jambe [zhahnb]: Perna
Jeté, pas [pah zhuh-TAY]: Um passo onde a perna é jogada. Um salto de um pé para o outro onde a perna que trabalha é levantada ao ar e parece ter sido jogada. Há uma grande variedade de pas jetés (geralmente chamados somente jetés) e eles devem ser executados em todas as direções
Jeté battu [zhuh-TAY ba-TEW]: Jeté batido. Ambos jeté dessus e jeté dessous devem ser batidos.
Jeté entrelacé [zhuh-TAY ahn-truh-la-SAY]: Jeté entrelaçado. Um termo dvindo da Escola Russa. Este jeté é feito em todas as direções e em círculo. É geralmente precedido por um chassé ou pas couru para dar ímpeto ao salto. Na Escola Francesa é chamado de "grand jeté dessus en tournant"; no método Checchetti é "grand jeté en tournant en arrière."
Jeté, grand [grahn zhuh-TAY]: Um grande jeté. Neste passo as pernas são jogadas a 90 graus com um salto correspondente. É feito pra frente em attitude croisée ou effacée, e em todos os arabesques. Deve também ser feito para trás com a perna elevada tanto em croisé como em effacé devant. Grand jeté é sempre precedido por um movimento preeliminar, como um glissade, pas couru ou coupe.
Jeté en avant, grand [grahn zhuh-TAY ah na-VAHN]: Um grande jeté direcionado para a frente. Um grande salto para a frente precedido por um movimento como pas couru ou um glissade, que dá o impulso necessário. O salto é feito com o pé que é "jogado" para a frente, como um grand battement a 90 graus, onde a altura do salto depende da força do calcanhar e o tamando da perna, também levando em consideração o impulso da outra perna que fecha. O bailarino tenta permanecer no ar em um attitude ou arabesque bem definido e cai ao chão na mesma pose. É importante inicar o salto com um singelo plié e e terminá-lo com um suave e controlado plié.
Jeté, petit [puh-TEE zhuh-TAY]: Um pequeno jeté. Do demi-plié na quinta posição o pé que trabalha desliza pelo chão até alcançar a posicão à la demi-hauteur. O pé de base então descola do chão e aterrisa em fondu na perna que trabalha com o outro pé extendido no ar ou em sur le cou-de-pied. Petit jeté é feito dessus, dessous, en avant, en arrière e en tournant.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vitor e Guilherme Menezes

DICIONÁRIO DE BALLET