DICIONÁRIO DE BALLET
Double
Écarté
Échappé
Échappé sur les pointes
Effacé, effacée
Élévation
Entrechat
Entrechat six
Épaulement
Exercises à la barre
Extension
Face, en
Face, en
[ahn fahss]
De frente (para o público); É uma das posições bastante habituais do balé clássico, principalmente devido às suas raízes históricas, em que os súditos jamais deveriam dar as costas ao soberano em uma atitude de subserviência ao rei.
Fish dive
Fondu, fondue
Fouetté
Fouetté en tourant
Fouetté rond de jambe en tournant
Francesa, escola
Gateway, the
Glissade
Grand, grande
Italiana, escola
Jambe
Jeté
Jeté battu
Jeté entrelacé
Jeté, grand
Jeté, grand in attitude
Jeté, petit
Labanotation
Leçon (Class)
Ligne
Manèges
Mazurka (mazurek)
Methods
Mime
Neuf
Notation
Ouvert, ouverte
Pas
Pas de bourrée
Pas de bourrée couru
Pas de chat
Pas de deux
Pas de deux, grand
Pas de quatre
Pas de trois
Pas de valse
Pas marché
Penché, penchée
Petit, petite
Pieds, cinq postions des (Five postions of
Piqué
Pirouette
Pirouette à la second, grande
Pirouette piquée
Plié
Pointes, sur les
Pointes, sur les
[sewr lay pwent]
Sobre as pontas. Trabalho de elevação em que o peso do corpo é sustentado pelos dedos ( tarsos ) dos pés sendo protegidos por uma sapatilha própria para tal fim. É uma das conquistas do romantismo no balé, simbolizando o distanciamento do solo e a impressão de "etéreo", busca do sobrenatural, fuga da realidade. Também usado no singular, "sur la pointe." Consta que a primeira bailarina a usar sapatos de ponta como recurso artístico no século XIX, elevando-se sobe os mesmos entre 1820 e 1830 foi Marie Taglioni. Antes desta data, as bailarinas Grosselin e Istomia são apontadas como as pioneiras no uso de pontas. Somente a partir de 1860 é que começaram a aparecer sapatilhas especialmente feitas para este fim, sendo que antes usava-se algodão para fazer o enchimento e proteção dos dedos dos pés pois não haviam sapatilhas especiais. Um dos primeiros balés dançados com pontas foi La Sylphide (1832). O trabalho de pontas, devido ao estigma do romântico, da sensação de levitação, do fragilização da mulher, do distanciamento do solo ( marcas do balé clássico), foi muito pouco explorado pelos coreógrafos na dança masculina, sendo que vale lembrar que os cossacos, na Ucrânia e Georgia, há séculos já dançavam nas pontas das botas em suas danças folclóricas. Alguns exemplos do uso das pontas são: o piqué, relevé ou sauté.
Pointe shoes
Poisson
Polonaise
Port de bras
Porté, portée
Porté, portée
[pawr-TAY]
Carregar.Referência também dada a um passo em que o movimento se estende no espaço produzindo a sensação de prolongamento e vôo no espaço sendo que a pessoa é sustenta por outra durante a execução do passo, como por exemplo um assemblé dessus porté; ou quando a pessoa é carregada onde a dançarina é sustentada pelo dançarino. Na dança contemporânea essa função que há muito era exclusiva dos homens também se aplica às mulheres que também podem carregar o parceiro ou parceira.
Premier, première
Promenade, tour de
Quatre
Quatrième
Relevé
Retiré
Rise
Rolling
Romântico, balé
Rond de jambe
Rond de jambe à terre
Rond de jambe en l'air
Royale
Russian School
Saut de basque
Sauté, sautée
Seconde, à la
Sept
Sickling
Sissonne
Sissonne fermée
Sissonne ouverte, grand
Six
Supporting leg
Temps lié sur les pointes
Terre, à
Terre, à
[a tehr]
No chão. Este termo indica: (1) este termo indica que a base de suporte dos pés está no chão; (2) que os passos realizados com extensão e distanciamento como por exemplo os tendus, deverão estar em contato com o chão. É a oposição à elevação do solo ou o distanciamento do chão.
Tour de force
Tour en l'air
Tournant, en
[ahn toor-NAHN]
Em torno. Indica que o corpo está executando um giro em torno de si mesmo em um determinado salto ou movimento de deslocamento no chão. Por exemplo, assemblé en tournant.
*Tour jeté See Jeté entrelacé
Tournant, en
Trois
Troisiéme
Turn-out
Tutu
Vaganova, Agrippina
Variation
Virtuoso
Working leg
Écarté
Échappé
Échappé sur les pointes
Effacé, effacée
Élévation
Entrechat
Entrechat six
Épaulement
Exercises à la barre
Extension
Face, en
Face, en
[ahn fahss]
De frente (para o público); É uma das posições bastante habituais do balé clássico, principalmente devido às suas raízes históricas, em que os súditos jamais deveriam dar as costas ao soberano em uma atitude de subserviência ao rei.
Fish dive
Fondu, fondue
Fouetté
Fouetté en tourant
Fouetté rond de jambe en tournant
Francesa, escola
Gateway, the
Glissade
Grand, grande
Italiana, escola
Jambe
Jeté
Jeté battu
Jeté entrelacé
Jeté, grand
Jeté, grand in attitude
Jeté, petit
Labanotation
Leçon (Class)
Ligne
Manèges
Mazurka (mazurek)
Methods
Mime
Neuf
Notation
Ouvert, ouverte
Pas
Pas de bourrée
Pas de bourrée couru
Pas de chat
Pas de deux
Pas de deux, grand
Pas de quatre
Pas de trois
Pas de valse
Pas marché
Penché, penchée
Petit, petite
Pieds, cinq postions des (Five postions of
Piqué
Pirouette
Pirouette à la second, grande
Pirouette piquée
Plié
Pointes, sur les
Pointes, sur les
[sewr lay pwent]
Sobre as pontas. Trabalho de elevação em que o peso do corpo é sustentado pelos dedos ( tarsos ) dos pés sendo protegidos por uma sapatilha própria para tal fim. É uma das conquistas do romantismo no balé, simbolizando o distanciamento do solo e a impressão de "etéreo", busca do sobrenatural, fuga da realidade. Também usado no singular, "sur la pointe." Consta que a primeira bailarina a usar sapatos de ponta como recurso artístico no século XIX, elevando-se sobe os mesmos entre 1820 e 1830 foi Marie Taglioni. Antes desta data, as bailarinas Grosselin e Istomia são apontadas como as pioneiras no uso de pontas. Somente a partir de 1860 é que começaram a aparecer sapatilhas especialmente feitas para este fim, sendo que antes usava-se algodão para fazer o enchimento e proteção dos dedos dos pés pois não haviam sapatilhas especiais. Um dos primeiros balés dançados com pontas foi La Sylphide (1832). O trabalho de pontas, devido ao estigma do romântico, da sensação de levitação, do fragilização da mulher, do distanciamento do solo ( marcas do balé clássico), foi muito pouco explorado pelos coreógrafos na dança masculina, sendo que vale lembrar que os cossacos, na Ucrânia e Georgia, há séculos já dançavam nas pontas das botas em suas danças folclóricas. Alguns exemplos do uso das pontas são: o piqué, relevé ou sauté.
Pointe shoes
Poisson
Polonaise
Port de bras
Porté, portée
Porté, portée
[pawr-TAY]
Carregar.Referência também dada a um passo em que o movimento se estende no espaço produzindo a sensação de prolongamento e vôo no espaço sendo que a pessoa é sustenta por outra durante a execução do passo, como por exemplo um assemblé dessus porté; ou quando a pessoa é carregada onde a dançarina é sustentada pelo dançarino. Na dança contemporânea essa função que há muito era exclusiva dos homens também se aplica às mulheres que também podem carregar o parceiro ou parceira.
Premier, première
Promenade, tour de
Quatre
Quatrième
Relevé
Retiré
Rise
Rolling
Romântico, balé
Rond de jambe
Rond de jambe à terre
Rond de jambe en l'air
Royale
Russian School
Saut de basque
Sauté, sautée
Seconde, à la
Sept
Sickling
Sissonne
Sissonne fermée
Sissonne ouverte, grand
Six
Supporting leg
Temps lié sur les pointes
Terre, à
Terre, à
[a tehr]
No chão. Este termo indica: (1) este termo indica que a base de suporte dos pés está no chão; (2) que os passos realizados com extensão e distanciamento como por exemplo os tendus, deverão estar em contato com o chão. É a oposição à elevação do solo ou o distanciamento do chão.
Tour de force
Tour en l'air
Tournant, en
[ahn toor-NAHN]
Em torno. Indica que o corpo está executando um giro em torno de si mesmo em um determinado salto ou movimento de deslocamento no chão. Por exemplo, assemblé en tournant.
*Tour jeté See Jeté entrelacé
Tournant, en
Trois
Troisiéme
Turn-out
Tutu
Vaganova, Agrippina
Variation
Virtuoso
Working leg
Comentários
Aí vai:
Quarta posição - Quatrieme
Manter a posição externa do pé e pôr o pé direito na frente do esquerdo deixando aproximadamente 12 polegadas in-between. Levantar o braço direito sobre a cabeça e curvá-lo semi em um círculo. Inverter os braços se o pé esquerdo for colocado na parte dianteira.
Me manda o que poder pelo o meu e-mail mandacardim@hotmail, isso para mim vai ajudar bastante mesmo , Obrigada
Amanda
Coloquei aqui mesmo os significados ,que vc. me solicitou, espero ter ajudado.
A vc. e a quem precisar.
Obrigada, pela visita,volte sempre!
Beijos.
Tambem gostaria de saber o que e gargouillde e o processo de execuçao de uma pirueta en dehors de 4ª posiçao,na qual os pes iniciarao na 5ª posiçao
pode colocar a resposta aqui mesmo
obrigado
Eu queria saber o que significa ao pé da letra en dehors e "en dedans"(não sei como se escreve, mas acho que deu para entender).
Muito obrigada!!!
Se puder responder para amandazfranco@hotmail.com ,
agradeço!
Me chamo Renata e estou concluindo o curso de ballet classico esse ano e um dos meus trabalhos eh pesquisar um dicionario de ballet atualizado... este dicionario eh atualizado???
E sobre a evoluçao do ballet na ultima decada... espero q vcs possam ajudar-me
Espero resposta por e-mail... renatapenteado@ymail.com
Obrigada REnata
obrigada
Esteja à vontade,para postar o nome dos passos...a nomenclatura e como fazer..
Obrigada.
Beijinhos
Dolores
Preciso saber quais são os exercicios feitos à terre? me lebro de Tendu...tem mais?
se puder meu email: juju9571@hotmail.com
MEU E MAIL E BANANINHAPATTY@HOTMAIL.COM
Andei tentando encontrar uma resposta para sua pergunta,achei algumas respostas o que não significa que seja o que você está procurando.
Mesmo assim vou publicar aqui,para você ler.Espero ter ajudado.
TOUR - Volta. O mesmo que pirueta. Em geral as grandes piruetas são mais comumente chamadas tours. Exemplo, pirueta en attitude ou tour en attitude. Também as que são feitas em séries, como o tour piqué.
TOUR EN L'AIR - Volta no ar. Em geral, passo para o bailarino homem. Saindo de 5a posição (ou qualquer outra, em geral 2a ou 5a) no demi-plié, o bailarino dá um salto para cima com as pernas bem juntas ao mesmo tempo em que vira uma ou mais voltas no ar com o corpo.
TOURNANT, EN - Virando. Adicional aos passos que podem ser feitos com uma volta do corpo. Como, por exemplo, o assemblé soutenu, que pode ser simples (sem a volta) ou en tournant.
Preciso descrever o que é Talloné com plié, mas infelizmente não acho em lugar nenhum.