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Mostrando postagens de setembro, 2007

*A BAILARINA*

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"A bailarina" passos leves saltos espertos na noite de encantos aos olhos de menina bailarina sem o ser ser alado gesto suave sintonia poética simples sentir à flor a flor se abrir em louvor à bailarina... (Nita V. Aguiar)

*A BAILARINA*

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A Bailarina Lyrics (Ná Ozzetti) Ná Ozzetti - A Bailarina Lyrics Voa Para muito além Pra noite, para além da terra É, onde andará? O que dizer? Vai voltar? Além, além Já ninguém pode ver Seu corpo parte pelo ar Num adeus Lá vai só... a encantar... gira no ar E gira, gira, gira no vento Sem chão, no vão, rodopiar Será feliz? Será que dança pra que? Vai só, no céu Em seu papel Ah, quem sabe Onde vai para? Adeus, adeus Noite, noite A bailarina Voa no céu No céu de estrela Quem vai? Quem é? Vida ou só cena? Olha, no chão O público a olhar Vê Casa cheia Aplausos, é hora de vir Hora de voltar Mas, onde ela andará? No céu, em seu céu de estrela Mas não pode ser A sua vida é aqui No chão, no chão Volte ao seu lugar Mas, seu olhos foram pelo ar Num adeus Lá vão sós... a procurar... o que será? E sonha, sonha, sonha no vento Sem chão, no vão, sem retornar Além, além E sempre mais, sem voltar Vai, vai Voa, no céu de estrela No sonho Parte Para nunca mais Se foi, foi... Adeus, adeus

*CIRANDA DA BAILARINA*

Ciranda da bailarina Edu Lobo - Chico Buarque 1982 Procurando bem Todo mundo tem pereba Marca de bexiga ou vacina E tem piriri, tem lombriga, tem ameba Só a bailarina que não tem E não tem coceira Berruga nem frieira Nem falta de maneira Ela não tem Futucando bem Todo mundo tem piolho Ou tem cheiro de creolina Todo mundo tem um irmão meio zarolho Só a bailarina que não tem Nem unha encardida Nem dente com comida Nem casca de ferida Ela não tem Não livra ninguém Todo mundo tem remela Quando acorda às seis da matina Teve escarlatina Ou tem febre amarela Só a bailarina que não tem Medo de subir, gente Medo de cair, gente Medo de vertigem Quem não tem Confessando bem Todo mundo faz pecado Logo assim que a missa termina Todo mundo tem um primeiro namorado Só a bailarina que não tem Sujo atrás da orelha Bigode de groselha Calcinha um pouco velha Ela não tem O padre também Pode até ficar vermelho Se o vento levanta a batina Reparando bem, todo mundo tem pentelho Só a bailarina que não tem Sal

**A BAILARINA**

Toquinho - A Bailarina Toquinho, Mutinho Um, dois, três e quatro, Dobro a perna e dou um salto, Viro e me viro ao revés. E se eu cair conto até dez. Depois, essa lenga-lenga Toda recomeça. Puxa vida, ora essa! Vivo na ponta dos pés. Quando sou criança Viro orgulho da família: Giro em meia ponta Sobre minha sapatilha. Quando sou brinquedo Me dão corda sem parar. Se a corda não acaba Eu não paro de dançar.

*Percurso na Dança*

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A Bailarina

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A BAILARINA Cecília Meireles Esta menina tão pequenina quer ser bailarina. Não conhece nem dó nem ré mas sabe ficar na ponta do pé. Não conhece nem mi nem fá mas inclina o corpo para cá e para lá. Não conhece nem lá nem si, mas fecha os ohos e sorri. Roda, roda, roda com os bracinhos no ar e não fica tonta nem sai do lugar. Põe no cabelo uma estrela e um véu e diz que caiu do céu. Esta menina tão pequenina quer ser bailarina. Mas depois esquece todas as danças, e também quer dormir como as outras crianças.

A História do Ballet

O ballet clássico é o desenvolvimento e a transformação da dança primitiva, que baseava-se no instinto, para uma dança formada de passos diferentes, de ligações, de gestos de figuras previamente elaborados para um ou mais participantes. A história do ballet começou há 500 anos atrás na Itália. Nessa época os nobres italianos divertiam seus ilustres visitantes com espetáculos de poesia, música, mímica e dança. Esses divertimentos apresentados pelos cortesãos eram famosos por seus ricos trajes e cenários muitas vezes desenhados por artista célebre como Leonardo da Vinci. O primeiro ballet registrado aconteceu em 1489, comemorando o casamento do Duque de Milão com Isabel de Árgon. Os ballets da corte possuíam graciosos movimentos de cabeça, braços e tronco e pequenos e delicados movimentos de pernas e pés, estes dificultados pelo vestuário feito com material e ornamentos pesadosEra importante que os membros da corte dançassem bem e, por isso, surgiram os professores de dança que viajavam